O Banco Nacional de Angola anunciou, na sexta-feira, a indicação do vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, ao cargo de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI, que deve ser ocupado por um representante da República de Angola.
Os salários dos funcionários públicos referente ao mês de Julho estão pagos na totalidade, desde sexta-feira.
Segundo o documento, o processamento da folha salarial dos funcionários públicos referente ao mês de Julho está regularizado, com um nível de execução de 100 por cento, embora a sua conclusão tenha ocorrido fora do horizonte definido para o efeito.
Ainda assim, a nota das Finanças reitera o que foi avançado na quinta-feira à noite pelo director nacional do Tesouro, Marlon Lima, que o atraso se deveu ao desfasamento entre os fluxos de entrada de recursos e os compromissos essenciais do Estado, como é o caso do serviço de dívida interna, que só no último dia do mês foi de 300 mil milhões de kwanzas.
O Ministério das Finanças disse reconhecer a alta importância que a remuneração pontual tem para os funcionários, famílias e para o mercado de consumo em geral, tendo reiterado um maior engajamento no sentido de ver atenuado o desfasamento entre os fluxos de receita e de despesa, de modo a permitir a normalização do processamento salarial.
Dados de Maio do ano passado indicavam que o Estado, através do Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), do Ministério das Finanças, tinha um registo de 811.991 funcionários públicos.
Até meados do ano passado, a Função Pública representava um desembolso do Estado para salários de 211 mil milhões de kwanzas. Caso se projectem as actualizações realizadas em média de 30 por cento, pode-se determinar que se aplicam mais de 270 mil milhões de kwanzas para a liquidação dos salários dos funcionários públicos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA consultora Oxford Economics reviu hoje em alta a previsão de crescimento da produção de petróleo em Angola, antevendo que o segundo maior produtor da África subsaariana bombeie 1,18 milhões de barris diários, mais 4% que em 2023.
Os directores da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, e o do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, foram recebidos em audiência, esta segunda-feira, em Havana, por membros de Direcção do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) "Raul Roa Garcia" de Cuba.
Pelo menos 25 crianças morreram e dezenas ficaram feridas num acidente com um autocarro que transportava fiéis muçulmanos que celebravam o nascimento do profeta Maomé no norte da Nigéria, informou hoje um responsável pela segurança rodoviária.
O bilionário e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, defendeu, hoje que os países mais ricos devem aumentar a ajuda as nações africanas, destacando que, "num mundo justo", estes países deviam ver a sua dívida perdoada.