Cultura

Sakaneno João de Deus vai ser sepultado amanhã no Benfica

Armindo Canda

Jornalista

O corpo do coreógrafo e professor de dança Sakaneno João de Deus, falecido no último domingo, vítima de doença, vai a enterrar, amanhã, às 10h00, no Cemitério do Benfica, em Luanda.

13/06/2024  Última atualização 11H10
Coreógrafo foi uma figura incontornável da dança no país © Fotografia por: DR

De acordo com o coreógrafo Domingos Nguizane, em declarações ao Jornal de Angola, o velório acontece hoje, a partir das 20h00, na residência do finado, no Projecto Nova Vida. Do programa das exéquias, está prevista, durante o velório, a exibição de uma peça de teatro pelo Grupo Experimental de Teatro, em homenagem ao malogrado. Amanhã, a partir das 8h00, acontecerá o cortejo fúnebre partindo do Projecto Nova Vida para o Cemitério do Benfica.

Domingos Nguizane disse que Sakaneno foi um dos seus primeiros alunos, e que o recebeu na capital do país, em 1967, quando participava numa actividade da assinatura de um memorando entre a antiga União Soviética e a República Angola, no domínio da Cultura.

O coreógrafo considerou o finado como um agente cultural com uma dimensão muito elevada, um actor, dançarino valente e técnico exemplar. O malogrado, recordou, foi um dos primeiros alunos enviados para Cuba e o trabalho que fazia era bem visto e respeitado pelos cubanos.

Sakaneno João de Deus, como era conhecido, natural da aldeia de Songa, comuna de Kamantambo, município da Damba, província do Uíge, nasceu a 24 de Novembro de 1962 e era professor de dança e coreógrafo.

Foi uma referência incontornável na dança em Angola, pois grande parte dos bailarinos, hoje conhecidos, já passou pelas suas mãos. Foi director da Academia de Dança, em 1989, 1990, 2000, 2001, 2002 e 2003.

O malogrado foi professor de referência, dada a sua competência profissional no domínio das artes, em particular da dança, quer na organização e preparação, quer na formação. É autor de vários projectos de artes e realização a nível nacional e internacional.

O professor Sakaneno foi membro efectivo do Conselho Internacional de Dança (CID) da UNESCO. Teve participação internacional em conferências, palestras, festivais, seminários, debates e formação em vários países de África, América e Europa, como prelector na prática e na teoria da dança.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura