As infra-estruturas de impacto sócio-económico erguidas no município dos Gambos, no âmbito da materialização do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), deram um novo impulso e aproximaram a prestação de diversos serviços públicos aos residentes nos vários pontos da circunscrição, soube o JA Online, quinta-feira.
A Fundação Brilhante e a Sociedade Mineira de Catoca lançaram, quarta-feira, no Moxico, o crédito "mulher rural", para apoiar esta franja com financiamento e capacitação, para impulsionarem a sua actividade comercial e agrícola.
Os administradores dos municípios do Andulo e da Nharêa, na província do Bié, estão preocupados com a saída de muitos quadros para outras localidades, devido à falta de estruturas escolares do ensino superior.
A falta de instituições do ensino superior está a levar à fuga de muitos quadros, situação que está a fragilizar o funcionamento de algumas instituições públicas locais, queixou-se o administrador municipal da Nharêa, Neves Chissonde.
Todos os anos, disse, o número de candidatos ao ensino superior aumenta consideravelmente, mas por falta de um núcleo universitário, muitos preferem abandonar a zona. A situação, disse, tem colocado em risco o projecto de desenvolvimento dos municípios e zonas rurais.
José António, finalista da Escola de Formação de Professores "Comandante Simione Mucune”, no Andulo, defende a criação, urgente, de um núcleo do ensino superior na região, para evitar que os quadros se desloquem para outras localidades do país.
Emiliana Essanjo, estudante da Escola Superior Politécnica Nduduma, afirmou que abandonou o município do Andulo para poder dar continuidade aos estudos na cidade do Cuito.
Vários cidadãos, essencialmente jovens, têm abandonado as áreas de origem para dar continuidade aos estudos superiores nas cidades do Cuito, Huambo, Benguela e Luanda.
O ensino superior no Bié foi retomado em 2005, depois de uma paralisação de 16 anos. Entretanto, as entidades governamentais, em parceria com o Ministério do Ensino Superior, prevêem, para os próximos anos, fazer a expansão da formação universitária aos municípios de Camacupa (para atender Catabola e Cuemba) e do Andulo (para os quadros da Nharêa e Cunhinga).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 219 técnicos admitidos no concurso público, promovido pelo Ministério da Saúde, receberam, quarta feira, as guias de colocação para exercer a actividade nas diversas unidades sanitárias da província do Namibe.
O Procurador-Geral adjunto da República, Hernâni Beira Grande, mostrou-se preocupado, esta quinta-feira, com o elevado número de processos pendentes no Tribunal Supremo, referentes aos condenados da unidade penitenciária de Menongue, no Cuando Cubango.
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).