Regiões

Saída de quadros alarma administrações

José Chaves/Andulo

Os administradores dos municípios do Andulo e da Nharêa, na província do Bié, estão preocupados com a saída de muitos quadros para outras localidades, devido à falta de estruturas escolares do ensino superior.

03/03/2023  Última atualização 08H05
Saída de quadros alarma administrações © Fotografia por: DR

A falta de instituições do ensino superior está a levar à fuga  de muitos quadros, situação que está a fragilizar o funcionamento de algumas instituições públicas locais, queixou-se o administrador municipal da Nharêa, Neves Chissonde.

Todos os anos, disse, o número de candidatos ao ensino superior aumenta consideravelmente, mas por falta de um núcleo universitário, muitos preferem abandonar a zona. A situação, disse, tem colocado em risco o projecto de desenvolvimento dos municípios e zonas rurais.

José António, finalista da Escola de Formação de Professores "Comandante Simione Mucune”, no Andulo, defende a criação, urgente, de um núcleo do ensino superior na região, para evitar que os quadros se desloquem para outras localidades do país.

Emiliana Essanjo, estudante da Escola Superior Politécnica Nduduma, afirmou que abandonou o município do Andulo para poder dar continuidade aos estudos na cidade do Cuito.

Vários cidadãos, essencialmente jovens, têm abandonado as áreas de origem para dar continuidade aos estudos superiores nas cidades do Cuito, Huambo, Benguela e Luanda.

O ensino superior no Bié foi retomado em 2005, depois de uma paralisação de 16 anos. Entretanto,  as entidades governamentais, em parceria com o Ministério do Ensino Superior, prevêem, para os próximos anos, fazer a expansão da formação universitária aos municípios de Camacupa (para atender  Catabola e Cuemba) e do Andulo (para os quadros da Nharêa e Cunhinga).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões