Desporto

Sagrada pressionado a vencer para regressar ao comando

Jogos aliciantes marcam, hoje, a abertura da décima oitava jornada do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão, Girabola'2020/21, com destaque para os confrontos Sagrada Esperança- Ferrovia do Huambo, Interclube- Recreativo da Caála e FC Bravos do Maquis- Sporting de Cabinda, que envolvem equipas do topo da tabela classificativa. Jogam ainda Recreativo do Libolo- Académica do Lobito e Baixa de Cassanje-Petro de Luanda.

08/05/2021  Última atualização 07H00
Equipa da Lunda-Norte quer regressar aos triunfos e à liderança na recepção ao Ferrovia © Fotografia por: Contreiras Pipas | Edições Novembro
O desafio Sagrada Esperança - Ferrovia do Huambo, hoje às 15h30, no Dundo,  é aguardado com grande expectativa, principalmente pelos adeptos locais, que esperam ver a formação da casa  vencer para regressar ao comando da classificação, ainda que de forma provisória. Apesar de jogar em casa, os diamantíferos vão certamente experimentar dificuldades para vergar a aguerrida formação dos locomotivas, a precisar de pontos como do pão para a boca.

Os donos da casa ambicionam os três pontos para continuarem entre as equipas perfiladas para a luta pelo titulo, ao passo que os forasteiros, que perderam 16 pontos administrativamente e estão na última posição, vão procurar dificultar ao máximo a tarefa dos anfitriões e, quiçá, tentar fazer uma "graçinha”. O Sagrada está também pressionado a ganhar, pois um desaire permite a aproximação do Bravos do Maquis, caso vença o jogo em casa frente aos estudantes. Com todos estes condimentos, antevê-se uma partida prenhe de emoções, apesar do favoritismo dos anfitriões.

No Luena, o FC Bravos do Maquis recebe o Sporting de Cabinda, num desafio  em que a formação treinada por Zeca Amaral vai procurar capitalizar o factor casa, para somar os três pontos e manter -se no trio da frente da classificação. Os leoninos, saídos de uma derrota no Lubango nesta quinta-feira, vão lutar para evitar novo desaire, numa contenda onde os maquisardes procuram confirmar o favoritismo caseiro.

O Recreativo do Libolo, que procura  fugir das posições pouco prestigiantes para o seu estatuto, agora sob comando do português Paulo Torres, pretende ganhar na recepção à Académica do Lobito, numa contenda entre equipas separadas por dois pontos, com vantagem dos calulenses, décimo com 20 pontos  contra o décimo segundo (18) dos forasteiros.

A jogar em casa, a equipa de Calulo não pode dar-se ao luxo de desperdiçar pontos, sob pena de voltar a figurar entre os mais aflitos. O mesmo quer evitar a equipa treinada por Águas da Silva, para quem um empate já tem sabor à vitória.
O Petro de Luanda vai a Malanje defrontar a Baixa de Cassanje, na terceira partida fora de casa, com a pretensão de vencer. Os donos da casa, que vêm de derrota na jornada anterior,  sabem que é um jogo difícil ante um candidato ao título, mas querem fazer de tudo para evitar a derrota.

Os pupilos de Mateus Agostinho "Bodunha”, separados por seis pontos do líder, têm pouca margem de erro, sob pena de verem o arqui-rival a dilatar o fosso entre eles. Diante de um opositor de outro campeonato, cabe aos tricolores imporem o seu prestígio e a condição de candidato ao título, que foge há mais de uma década.  No entanto, Paulo Saraiva e pupilos querem mostrar que têm uma palavra a dizer.

Equilibrado vai ser, certamente, o desafio entre Interclube e Recreativo da Caála, às 15h30, no Estádio 22 de Junho. Um duelo de desfecho imprevisível. Apesar do factor casa conferir alguma dose de favoritismo aos polícias, a equipa do Huambo ambiciona lutar de igual para igual e contrariar os intentos da equipa anfitriã. Quatro pontos separam os contendores.

O Interclube está na quinta posição com 29 pontos,  e a Caála 25, diferença que os visitantes pretendem ver encurtada. Depois da igualdade na deslocação ao reduto do Wiliete, os comandados de Ivo Campos só pensam no triunfo e nos correspondentes três pontos. Aliás, para quem estabeleceu como meta a conquista do título torna-se proibitivo perder pontos, principalmente em casa. Mas, os pupilos de David Dias têm provado que são capazes de contrariar os ditos colossos, e querem mais uma vez criar dissabores aos anfitriões.  A ronda é concluída amanhã, com o 1º de Agosto a ter uma deslocação difícil ao reduto do Wiliete, o Desportivo da Huíla recebe o Cuando Cubango FC e o Santa Rita de Cássia mede forças com Progresso, no Estádio 4 de Janeiro. 

Amândio Clemente

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto