Desporto

Sagrada Esperança retoma a liderança

António Cristóvão

Jornalista

O Sagrada Esperança voltou, ontem, a assumir a primeira posição da tabela classificativa do Girabola'2020/21, com 44 pontos, ao vencer o Desportivo da Huíla, por 2-0, na cidade do Dundo, em jogo a contar para a 20ª jornada. Jó Paciência abriu o marcador, na primeira parte, e Luís Tati selou o resultado, com o segundo tento na etapa complementar.

16/05/2021  Última atualização 13H55
Militares da Região Sul foram impotentes para ofuscar o brilho dos diamantíferos no Dundo © Fotografia por: Benjamin Cândido | Edições Novembro
Com a vitória, os diamantíferos evidenciaram o ascendente de forma na prova e confirmaram também a luta no topo da classificação até ao final da prova.   Já os militares da Região Sul, que criaram também algumas oportunidades para marcar, devem queixar-se de si mesmo, devido às falhas defensivas  e à falta de pontaria dos "artilheiros”.

Na vila de Calulo, o Recreativo do Libolo encostou-se ao Progresso Sambizanga, na 10ª posição, ambos com 23 pontos, após vitória sobre o Ferrovia do Huambo, por 1-0. O extremo esquerdo Ningui apontou o golo do triunfo, depois de ter saído do banco de suplentes.  Com este resultado, o Libolo deu um passo importante para a fuga da zona de despromoção, enquanto os locomotivas vêem-se cada vez mais aflitos na "cauda”, com seis pontos.

Adiamentos
A Federação Angolana de Futebol (FAF) adiou, sem datas definidas, os jogos FC Bravos do Maquis-Cuando Cubango FC; Santa Rita de Cássia-Académica do Lobito e Heróis da Baixa de Cassanje-Sporting de Cabinda.
Os dois primeiros jogos sofreram adiamentos devido ao  cumprimento de uma quarentena institucional de uma semana. Alguns jogadores e dirigentes do Cuando Cubango FC e Académica do Lobito estão a recuperar da pandemia da Covid-19.

O novo coronavírus "atacou” cinco atletas e dois dirigentes da equipa do Cuando Cubango, enquanto na Académica do Lobito ficaram infectadas 12 pessoas, entre jogadores e responsáveis. Os membros das duas equipas voltam a ser testados depois de uma semana. A partida entre Baixa de Cassanje e Sporting também não se disputou, por problemas de transportação dos "leões” de Cabinda para a cidade de Malanje. 


Interclube-Petro

Na sequência da ronda, o Interclube joga, às 15h30, com o Petro de Luanda, no Estádio 22 de Junho, no Morro Bento, num "embate” entre candidatos ao título do Girabola. É sempre um "derby” apetecível. A formação da Polícia Nacional, que ocupa a 5ª posição, com 33 pontos, quer desforrar-se da derrota da primeira volta, no Estádio Nacional 11 de Novembro. Historicamente, no Girabola, a vantagem está do lado dos tricolores, com várias vitórias.  Um desafio que está a ser aguardado com bastante entusiasmo pelos adeptos de ambas equipas, com realce para os tricolores, que procuram retomar a rota dos triunfos.

O 1º de Agosto desloca-se hoje à cidade do Huambo, onde joga às 15h00, diante do Recreativo do Caála, com o intuito de vencer o desafio, para regressar à primeira posição do Girabola. Um jogo entre formações separadas por 15 pontos. Os anfitriões venceram e empataram nas duas últimas rondas e estão na zona de manutenção da prova.
O Caála está no sexto lugar da classificação, com 28 pontos, e quer desforrar-se da goleada da primeira volta e impedir o avanço militar para o topo da tabela. Já o conjunto do Rio Seco segue na segunda posição, com 43 pontos, a um do líder, o Sagrada Esperança. 

O histórico dos confrontos entre as duas formações é, largamente, favorável aos militares, que venceram em várias ocasiões, tendo apenas perdido poucas partidas no Planalto Central. Em Benguela, o Wiliete Sport Clube (WSCB) recebe o Progresso Sambizanga, às 16h00, no Estádio Nacional de Ombaka, num desafio em que as agremiações vão procurar retornar ao rumo dos triunfos. Um jogo entre equipas aflitas, na zona de despromoção, com objectivos idênticos no Girabola, que passa pela manutenção na prova.

Nas três últimas jornadas, o WSCB "consentiu” uma derrota e três empates, ao passo que o Progresso perdeu um jogo, venceu outro e somou duas igualdades. Na ronda anterior, o WSCB perdeu com o Recreativo da Caála, por 0-2, no Huambo, enquanto os sambilas empataram a um golo com o Interclube, no Rocha Pinto. Com estes ingredientes, aguarda-se por um jogo equilibrado.


INTERNACIONAL

Leicester conquista Taça da Inglaterra
O Leicester venceu, ontem, o Chelsea, por 1-0, na final e conquistou a primeira Taça de Inglaterra da sua história. O lateral português Ricardo Pereira começou no banco de suplentes e não foi opção nos foxes. Um grande golo do médio belga Youri Tielemans, aos 63 minutos, num espectacular remate de fora da área decidiu o jogo, em Wembley, a favor da equipa de Brendan Rodgers. Aos 89’, o Chelsea ainda chegou ao empate, mas o golo de Bem Chilwell à antiga equipa foi anulado por fora de jogo. O Leicester marca, assim, encontro com o Manchester City, na Supertaça, que vai abrir a temporada 2021/22.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto