Desporto

Sagrada Esperança quebra invencibilidade do Petro

Jorge Neto

Jornalista

O Sagrada Esperança da Lunda-Norte quebrou, sábado, a invencibilidade do Petro de Luanda, 1-0, partida disputada no Estádio Nacional 11 de Novembro, referente à 20ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da I Divisão, Girabola, e assumiu a segunda posição da tabela classificativa.

14/04/2024  Última atualização 09H42
Campeões foram incapazes de converter em golos as distintas oportunidades criadas no desafio © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro
O golo de Da Banda, aos 50 minutos, desfez a rigorosidade táctica do desafio. Os diamantíferos aproveitaram uma das poucas oportunidades que tiveram para marcar, e no momento certo garantiram os três pontos em casa dos petrolíferos, que não contaram com o apoio da "Onda Amarela", justificada pelas clareiras nas bancadas do imponente recinto.

A formação de Alexandre Santos não teve arte nem engenho para concretizar em golos, as três ocasiões criadas por Toro, Tiago Azulão e Kinito, enquanto a eficácia dos pupilos de Roque Sapiri foi suficiente.

Pelo meio, o jogo fica marcado pelas contestações dos dois bancos ao trabalho do árbitro Etson Nsoco. No Petro de Luanda, viram o cartão amarelo o técnico Alexandre Santos e os dirigentes Bruno Vicente e Gilberto Amaral, enquanto do lado do Sagrada Esperança foram admoestados o treinador Roque Sapiri e um dirigente.

É a segunda derrota consecutiva dos tricolores, na catedral do futebol angolano, tendo em conta a eliminação diante do TP Mazembe do Congo Democrático, nos quartos-de-final da Liga dos Clubes Campeões Africanos.

A chuva torrencial que se abateu sobre a cidade do Soyo impediu o líder do Girabola, Desportivo da Lunda-Sul, de consumar o triunfo, ontem, diante do Clube Recreativo União de Malanje. Magrinho, aos 61 minutos, adiantou no marcador a formação orientada pelo brasileiro Maurílio Silva, depois da forte pressão dos anfitriões diante dos visitantes.

A equipa de arbitragem foi forçada a interromper o jogo aos 72 minutos, remetendo a continuidade do desafio para, hoje, às 10h00, no Estádio das Mangueiras. Os lundas têm 28 minutos para conservar a vantagem e carimbar os três pontos no seu reduto.

O Recreativo do Libolo continua com passada lenta no campeonato. O segundo empate consecutivo ontem, no Estádio de Calulo, no duelo contra o São Salvador demonstra estar a faltar pernas para fugir da última posição. Os ataques estiveram aquém das expectativas, pois não conseguiram transpor o sector mais recuado do adversário.

Passo a passo, a formação da Vila de Calulo encaminha-se para a descida de divisão, pela primeira vez desde que ascendeu ao Girabola em 2008. A última posição na tabela classificativa inspira cuidados para o tetracampeão nacional.

O Kabuscorp do Palanca dividiu os pontos com o Wiliete de Benguela, no Estádio dos Coqueiros, num resultado consentido, onde criaram oportunidades, mas não concretizaram. O técnico Zeca Amaral reconheceu no final ser um "mau resultado” e o mérito deve ser dado ao adversário. Nesta altura, os palanquinos deviam ter outra pontuação, porém faltam às vitórias.

O líder da equipa técnica da rua F do Palanca pede aos jogadores que mantenham a identidade do técnico e que não vão desistir diante da dualidade de critério utilizada pelos árbitros.

O Estádio 22 de Junho serviu de talismã para o Interclube regressar às vitórias diante do Santa Rita de Cássia, depois de um empate e uma derrota. Mateus Agostinho "Bodunha” amealhou três importantes pontos na recuperação que se impõe na tabela classificativa.

Depois de deixar passar várias equipas pela "esquadra” do Rocha Pinto sem ajustar contas, o conjunto da Polícia Nacional usou da autoridade para fazer "cumprir a lei”. Dois livres directos semelhantes resolveram o jogo, Além, aos 50 minutos, e aos 80, por intermédio de Pedro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto