Política

SADC reúne hoje altos funcionários da Troika

Paulo Caculo

Jornalista

Altos funcionários da Troika, órgão da SADC de cooperação nas áreas de Defesa, Política e Segurança, apreciam hoje, em Harare, República do Zimbabwe, a situação de segurança na região, com destaque para o cessar-fogo no Leste da RDC e a situação em Cabo Delgado, no Norte de Moçambique.

15/08/2024  Última atualização 08H42
Téte António representou Angola no Conselho de Ministros © Fotografia por: Direitos Reservados

A reunião de altos funcionários, que decorre no âmbito da 44ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), será orientada pela Zâmbia, na qualidade de presidente em exercício deste órgão.

A reunião da Troika sucede ao Conselho de Ministros, encerrada  ontem e na qual Angola esteve representada pelo ministro das Relações Exteriores.

Para Téte António, ao longo do ano passado, a SADC registou progressos significativos na promoção da cooperação, integração e desenvolvimento regional, guiados pelo tema da 43ª Cimeira da SADC, eleito por Angola, designadamente "Capital Humano e Financeiro: os principais motores para a industrialização sustentável na região da SADC”.

"Como parte da implementação do tema, a região da SADC prestou atenção especial à necessidade de ter uma força de trabalho bem formada e qualificada, que possa promover a inovação, aumentar a produtividade e, em última análise, impulsionar a agenda de industrialização regional da SADC”, disse.

Ao discursar na cerimónia de encerramento, o ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Internacional do Zimbabwe, Frederick Shava, destacou a necessidade da implementação do tema da 44ª Cimeira da SADC e reforçou a tomada de medidas do órgão regional para promover a inovação, criar oportunidades para as gerações presentes e futuras, através da industrialização regional sustentável e do crescimento económico.

O chefe da diplomacia do Zimbabwe e do Conselho de Ministros da SADC apelou, ainda, aos Estados-membros, para que continuem a promover o plano de desenvolvimento regional do órgão, "ancorado nos fundamentos da paz, segurança e boa governação, que são ingredientes fundamentais para a agenda transformadora regional”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política