Política

SADC lança Kit de Recursos Revistos sobre a Integração da Perspectiva de Género

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, com a assistência da Agência Internacional Alemã para o Desenvolvimento, apresentou, segunda-feira, na sede da organização regional, em Gaborone (Botswana), o Kit de Recursos Revistos sobre a Integração da Perspectiva de Género da SADC.

29/11/2023  Última atualização 06H23
Kit de Recursos Revistos sobre a Integração da Perspectiva de Género da SADC. © Fotografia por: Edições Novembro

Na ocasião, a presidente do Grupo de Embaixadores da SADC, a diplomata angolana Beatriz Morais, destacou o contributo do documento orientador dos esforços dos países-membros da região.

"Trata-se de um kit de recursos que chega no momento oportuno e que contribuirá bastante para orientar os esforços da região, para uma melhor planificação e tomada de decisões receptivas à perspectiva de género, baseada em evidências rumo à concretização dos direitos e escolhas das mulheres na África Austral”, disse Beatriz Morais.

A embaixadora de Angola acreditada no Botswana, que falou na qualidade de presidente do Grupo de Embaixadores da SADC, afirmou que o Kit de Recursos Revistos sobre a Integração da Perspectiva de Género foi aprovado pelos ministros da África Austral, responsáveis pelos assuntos de Género e da Mulher.

"A integração da perspectiva de género foi adoptada no plano internacional como estratégia destinada à concretização da igualdade de género que procurámos alcançar”, referiu a chefe da missão diplomática de Angola no Botswana.

O lema da campanha de 16 Dias de Activismo contra a Violência baseada no Género é "Investir na Prevenção da Violência contra as Mulheres” e centra-se na importância do financiamento de diferentes estratégias de prevenção da VGB para impedir a ocorrência, em primeiro lugar, da violência. Por outro lado, promove ainda o combate à pobreza e o reforço do financiamento para a consecução da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e raparigas.

Participaram no evento, realizado no formato híbrido, a secretária executiva-adjunta da SADC para os Assuntos Corporativos, Judith Kateera, de representantes do Governo do Botswana, embaixadores dos Estados-membros da África Austral, membros do corpo diplomático acreditado em Gaborone e altos funcionários da organização regional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política