Política

SADC: João Lourenço apela à solidariedade para ajudar países afectados por catástrofes

Xavier António

Jornalista

O Presidente João Lourenço apelou, esta segunda-feira, em Luanda, à solidariedade no quadro de uma acção comum para ajudar os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) mais afectados pelas várias catástrofes naturais.

20/05/2024  Última atualização 13H43
© Fotografia por: CIPRA

O estadista angolano falava na abertura da Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC sobre o fenómeno El Niño, em formato virtual, que debateu os efeitos da seca e outros fenómenos climáticos extremos na região.

"Registámos com preocupação o facto de estarmos a enfrentar na nossa sub-região duas situações que se contrapõem, pois vemo-nos forçados a lidar ao mesmo tempo com a seca provocada pelo fenómeno natural El Niño e com inundações e cheias provocadas por chuvas fortes associadas por ciclones tropicais”, assinalou João Lourenço, que é também Presidente exercício da SADC.

No entender do Presidente da República, as alterações climáticas estão a condicionar a produção de alimentos o que pode colocar em risco a segurança alimentar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política