Cultura

Sacrifícios da vida descritos em “Intervalos”

As dificuldades e os sacrifícios da vida são a base na qual Irene Amosi escreveu “Intervalos”, livro de poesia, colocado à disposição do público, na sexta-feira, em que a autora explora o impacto do quotidiano em versos.

13/03/2023  Última atualização 09H40
Irene Amosi vendeu e autografou, na sexta-feira, o seu livro de estreia, no Camões, em Luanda © Fotografia por: Edições Novembro

Com "Intervalos”, a autora conta que pretende mostrar aos leitores a importância da superação pessoal, apesar das dificuldades enfrentadas. A ideia, continuou, é explicar que com determinação e força de vontade é possível romper barreiras.

"O livro foi escrito durante um período muito expressivo da vida. Na altura tinha sido convidada a fazer parte de uma residência artística, mas três dias depois de a começar, perdi alguém muito próximo. Foi uma fase difícil. Estava longe da família e tinha de conviver com a dor da perda”, revelou, acrescentando que nessa altura, a escrita foi a saída.

Ao escrever, disse, conseguia ter um intervalo na vida para reflectir. "Espero que os leitores se identifiquem com os versos, pois são uma forma de identificar e superar os vazios e intervalos necessários na vida das pessoas”, sublinhou.

Com a chancela da editora Palavra e Arte, o livro, conta 56 páginas e uma tiragem inicial de 250 exemplares.

A cerimónia de apresentação oficial do livro, realizada no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, contou com a presença da poetisa Lua Mbenji, que declamou poemas em homenagem às mulheres, por ocasião das jornadas comemorativas do mês de Março. "Escolhi um texto que pudesse falar dos desafios que as mulheres passam para obter a igualdade  de género”, afirmou.

Elogios

No final da cerimónia de lançamento, familiares, amigos e colegas da autora homenagearam-na, tornando o momento único. Uma das mentoras da iniciativa foi Sandra Bando, amiga da autora, que expressou admiração pelo seu talento artístico. "Este livro é um passo rumo a realização de um sonho, que, pelo conteúdo, pode servir de inspiração para qualquer um

Sónia Fonseca, responsável pela programação cultural do Camões, considerou gratificante participar da estreia literária de uma jovem artista. "Alguns textos são muito íntimos e pessoais, mas em essência são também abrangentes e inclusivos. A maioria dos leitores vai conseguir se rever neles, pois os intervalos são necessários para equilibrar vários momentos da vida",

O actor Orlando Sérgio, outro dos convidados, fez uma avaliação positiva da autora, em especial devido à capacidade desta se multiplicar em vários projectos. "Espero que não pare por aqui”, realçou.

A autora

Irene Amosi é uma artista multidisciplinar. Cineasta, poetisa e actriz fez parte dos três artistas seleccionados para a primeira edição do programa de residência artística, realizada pela Kino Yetu, com o patrocínio do Goethe Institut, em 2022. Ainda em 2022, venceu a 8ª edição de Spoken Word (poesia falada).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura