O país participou, terça-feira, em Paris, França, num desfile de moda com 14 modelos vestidos pela estilista Nadir Tati.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.
As dificuldades e os sacrifícios da vida são a base na qual Irene Amosi escreveu “Intervalos”, livro de poesia, colocado à disposição do público, na sexta-feira, em que a autora explora o impacto do quotidiano em versos.
Com "Intervalos”, a autora conta que pretende mostrar aos leitores a importância da superação pessoal, apesar das dificuldades enfrentadas. A ideia, continuou, é explicar que com determinação e força de vontade é possível romper barreiras.
"O livro foi escrito durante um período muito expressivo da vida. Na altura tinha sido convidada a fazer parte de uma residência artística, mas três dias depois de a começar, perdi alguém muito próximo. Foi uma fase difícil. Estava longe da família e tinha de conviver com a dor da perda”, revelou, acrescentando que nessa altura, a escrita foi a saída.
Ao escrever, disse, conseguia ter um intervalo na vida para reflectir. "Espero que os leitores se identifiquem com os versos, pois são uma forma de identificar e superar os vazios e intervalos necessários na vida das pessoas”, sublinhou.
Com a chancela da editora Palavra e Arte, o livro, conta 56 páginas e uma tiragem inicial de 250 exemplares.
A cerimónia de apresentação oficial do livro, realizada no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, contou com a presença da poetisa Lua Mbenji, que declamou poemas em homenagem às mulheres, por ocasião das jornadas comemorativas do mês de Março. "Escolhi um texto que pudesse falar dos desafios que as mulheres passam para obter a igualdade de género”, afirmou.
Elogios
No final da cerimónia de lançamento, familiares, amigos e colegas da autora homenagearam-na, tornando o momento único. Uma das mentoras da iniciativa foi Sandra Bando, amiga da autora, que expressou admiração pelo seu talento artístico. "Este livro é um passo rumo a realização de um sonho, que, pelo conteúdo, pode servir de inspiração para qualquer um
Sónia Fonseca, responsável pela programação cultural do Camões, considerou gratificante participar da estreia literária de uma jovem artista. "Alguns textos são muito íntimos e pessoais, mas em essência são também abrangentes e inclusivos. A maioria dos leitores vai conseguir se rever neles, pois os intervalos são necessários para equilibrar vários momentos da vida",
O actor Orlando Sérgio, outro dos convidados, fez uma avaliação positiva da autora, em especial devido à capacidade desta se multiplicar em vários projectos. "Espero que não pare por aqui”, realçou.
A autora
Irene Amosi é uma artista multidisciplinar. Cineasta, poetisa e actriz fez parte dos três artistas seleccionados para a primeira edição do programa de residência artística, realizada pela Kino Yetu, com o patrocínio do Goethe Institut, em 2022. Ainda em 2022, venceu a 8ª edição de Spoken Word (poesia falada).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO músico Euclides da Lomba vai actuar sexta-feira, às 18h00, no Kilamba Shopping, em Luanda, num concerto denominado “Momento de Elite”, no qual promete levar vários dos seus sucessos musicais, com o suporte instrumental da sua banda.
Uma delegação chefiada por Dalva Maurícia Ringote Allen, ministra de Estado para a Área Social, participa, desde segunda-feira, nas celebrações da Semana Africana, na Organização das Nações Unidas para Cultura, Ciência e Educação (UNESCO), em Paris.
Zézé Gamboa é um dos cineastas angolanos da segunda geração que ostenta uma carreira reconhecida a nível internacional, a começar em África. Quer no género documentário, quer na ficção, as obras do realizador têm sido merecedoras de prémios e boa recepção do público e da crítica.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.
A Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA 2023) é uma janela de oportunidades para a promoção e desenvolvimento das potencialidades económicas, culturais e sociais de diferentes regiões do país, considerou, ontem, na cidade do Lubango, o ministro da Administração do Território.