A primeira pedra para a construção da Casa do Artista e Palácio da Música e do Teatro, na antiga instalação da Assembleia Nacional, em Luanda, foi lançada, sexta-feira, pelo ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, marcando, desta forma, o início das obras daquele espaço cultural.
O artista angolano Barceló de Carvalho, Bonga Kwenda, recebeu, na noite de quinta-feira, em Paris, o Grande Prémio da Música do Mundo, durante um espectáculo integrado na cerimónia anual da entrega de prémios da Sociedade Francesa de Direitos de Autor (SACEM).
A sexta edição do Almoço Angolano juntou, domingo, no palco do Hotel Diamante, em Luanda, os músicos Sabino Henda e Claudeth Tchizungo, que animaram os presentes ao som de boa música angolana típica para convívios dominical.
A cantora Claudeth Tchizungo, que regressa ao palcos depois de uma prolongada ausência, cantou pela primeira vez no Almoço Angolano, tendo recebido muitos elogios e aplausos do fãs.
A cantora dividiu o palco com Sabino Henda, com quem tem uma amizade há mais de 20 anos, dos quais tem colhido muita sabedoria musical. Claudeth Tchizungo agradeceu ao Hotel Diamante pela oportunidade em por promover o Semba e por partilhar o palco com o colega, com quem deseja gravar músicas.
A cantora lembrou que no início da sua carreira partilhou, várias vezes, o palco com Sabino Henda, dentro e fora de Angola, confessando que pretende aprender mais com a vasta experiência que o colega carrega.
Considerada uma das melhores artistas do país pela sua qualidade musical, sucesso e anos de carreira, Claudeth Tchizungo disse que se sentiu mais valorizada enquanto cantora, linzojeada, privilegiada, e que foi um momento único e inesquecível. "Desejo receber mais convites para estar em palco e cantar com Sabino Henda. Ele é fera, é um artista completo”.
A cantora subiu ao palco depois da actuação do grupo tradicional Kudimuena Kota, provenientes de Calandula, província de Malanje, que interpretou as músicas "Soba Lukala” e "Mamã Ku Muxima”, totalizando a sua quinta participação no Almoço Angolano.
Do seu vasto repertório, Claudeth Tchizungo cantou a música "Wamutolo”, letra de Gabriel Tchiema, que fará parte do seu terceiro disco, tendo interpretado, igualmente, o seu cartão de visita o tema"Verdadeiro amor”, música do seu primeiro disco que lhe fez subir em palcos do Brasil, Portugal e Marrocos.
No alinhamento constaram, ainda, "Tens inveja”', com a qual venceu o prémio voz Revelação feminina do Top Rádio Luanda, em 2005, versão da música do cantor Paulo Nove, e encerrou a sua actuação com "Eu sou aquela”.
Claudeth começou a sua carreira musical no ano 2000, ano que ganhou a primeira edição do concurso "'Chuva de Estrelas”', com a música "Xiamy”' das Gingas do Maculusso, na época em que ganhou, foi para ela o começa de uma carreira brilhante, pois recebeu em palco todas as integrantes do grupo, inclusive da professora Rosa Roque.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUma década depois da morte de Nelson Mandela, uma exposição de aniversário intitulada “Mandela está morto” foi inaugurada, esta sexta-feira, em Joanesburgo, na África do Sul, pela Fundação do antigo presidente sul-africano.
O ministro da Cultura e Turismo de Angola, Filipe Zau, procedeu, sexta-feira, em Luanda, ao lançamento da primeira das obras de reabilitação da antiga Assembleia Nacional, que vai albergar o futuro Palácio da Música e do Teatro e Casa do Artista, devendo ser inaugurado nos próximos dois anos.
O músico Bonga foi galardoado, quinta-feira, na Maison de la Radio et de la Musique, em Paris, França, ao vencer na categoria "Grande Prémio de World Music", nos "Grands Prix 2023", atribuídos pela Sociedade de Autores, Compositores e Editores de Música (SACEM).
Os Efectivos da Polícia Nacional, na província do Namibe, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal, deteram dois cidadãos nacionais, de 16 e 30 anos, acusados de furto de 15 milhões de kwanzas, soube, hoje, o JA Online.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.