Economia

Rwanda e Angola: Voos directos iniciam para breve

Joaquim Suami

Jornalista

O embaixador do Rwanda em Angola, Gasamagera Wellars, reafirmou, recentemente, o início para breve de voos directos, que vão ligar as cidades de Kigali e Luanda, para dinamizar e reforçar as relações económicas e comerciais entre os dois países.

15/08/2022  Última atualização 10H23
Embaixador do Rwanda Gasamagera Wellars © Fotografia por: DR

Gasamagera Wellars discursou na cerimónia oficial comemorativa do 28º aniversário de Libertação do Rwanda, que aconteceu a 4 de Julho de 1994 e que coincidiu com as festividades do 60º aniversário da Independência Nacional, conquistada em 1962.

O diplomata rwandês disse que Angola e o Rwanda rubricaram um acordo de Serviço Aéreo Bilateral (BASA), ratificado com medidas necessárias que vão garantir às companhias aéreas nacionais de bandeira o início de voos directos em breve para ligar ambos os países.

De acordo com o embaixador Gasamagera Wellars, o acordo de Serviço Aéreo Bilateral permitiu que os dois países estabelecessem um outro diploma, denominado Acordo Geral de Cooperação (ACG), focado em sectores críticos, que têm a ver com questões de migração para facilitar a livre circulação de pessoas e bens.

Para Gasamagera Wellars, o Acordo Geral de Cooperação (ACG) estabeleceu um quadro de monitorização e avaliação para a implementação de determinados compromissos e acordos. Permite também que os cidadãos dos dois países usufruam de contactos directos.

"Os cidadãos angolanos e rwandeses podem visitar-se e fazer negócios sem necessidade de visto”, referiu.

Segundo o diplomata rwandês, com o objectivo de reforçar e dinamizar as relações comerciais, os dois países já assinaram e ratificaram o acordo para evitar a dupla tributação.

Afirmou que a par deste diploma, outros acordos foram concluídos e estão em fase de implementação, como o acordo na área de Desenvolvimento Agropecuário, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação, Pagamentos Digitais, Correios e Serviços.

Indicou que, para além da cooperação bilateral, Rwanda e Angola compartilham valores comuns na arena multilateral, como nas áreas de Paz e Segurança e resolução de conflitos.

"O Rwanda deseja expressar a sua sincera gratidão pela estimada mediação de Angola e pelos esforços contínuos de resolução de conflitos na Região dos Grandes Lagos. Partilhamos relações frutíferas com a República de Angola. A nossa parceria teve início, em Março de 2015 e concretizou-se com a abertura de Embaixadas em Angola, e no Rwanda, em Dezembro de 2018”, destacou.

De lembrar que os  Presidentes do Rwanda, Paul Kagame, e de Angola, João Lourenço, têm tido encontros periódicos nas cimeiras da SADC, CEEAC e na União Africana para consultas políticas, económicas e comerciais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia