Política

Rwanda e a República Democrática do Congo acordam cessar-fogo

O Rwanda e República Democrática do Congo (RDC) decidiram, nesta quarta-feira, em Luanda, um cessar-fogo imediato colocando fim ao conflito armado no leste da RDC, anunciou, o Presidente da República, João Lourenço, no final da Cimeira Tripartida entre os três Chefes de Estado.

06/07/2022  Última atualização 18H22
© Fotografia por: CIPRA

Eis as declarações à imprensa do Presidente da República de Angola, João Lourenço, no final da Cimeira Tripartida entre os três Chefes de Estado.


Luanda, 6 de Julho de 2022


Boa tarde, senhores jornalistas!


Como é do vosso conhecimento, estamos a trabalhar desde as primeiras horas de hoje numa 'Tripartida' entre Angola, o Ruanda e a República Democrática do Congo, no sentido de procurarmos encontrar o entendimento necessário entre estes dois países vizinhos e irmãos. Portanto, a República Democrática do Congo e a República do Ruanda.


É com satisfação que devo anunciar que tivemos resultados positivos, a nosso ver, na medida em que acordámos um cessar-fogo, entre outras medidas que constam do roteiro que acaba de ser apresentado, entre as quais decidimos pela criação de um mecanismo de observação Ad Hoc, para além do existente a nível da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos.


Portanto, a criação de um mecanismo Ad Hoc, que terá à cabeça um oficial general angolano. Para além disso, destacar o facto de termos acordado a realização da reunião da Comissão Mista entre os dois países - que se reuniu pela última vez já há um bom tempo na cidade de Kigali - e que deveria reunir-se quando o ambiente estivesse propício para tal, na cidade de Kinshasa.


Mas entendemos que, como forma de restabelecer a confiança perdida entre os dois países, esta primeira reunião da Comissão Mista entre a RDC e o Ruanda, terá lugar aqui, na cidade de Luanda, já na próxima terça-feira, dia 12 de Julho.


Portanto, houve um entendimento perfeito entre nós, entre os três Chefes de Estado, que conduziu aos resultados que eu acabo de anunciar.


Muito obrigado!

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política