Mundo

Rússia envia 50 mil toneladas de cereais

O Ministério da Agricultura russo anunciou, ontem, o envio gratuito de 50 mil toneladas de cereais para a Somália e o Burkina Faso, concretizando uma promessa feita pelo Presidente Vladimir Putin durante a cimeira Rússia-África, em Julho. "Os dois primeiros navios, cada um com 25 mil toneladas, já deixaram os portos russos com destino à Somália e ao Burkina Faso", anunciou Dmitry Patrushev, o titular daquela pasta do Governo russo, num fórum de exposições em Moscovo.

20/11/2023  Última atualização 13H18
Presidente Putin e o ministro Patrushev reuniram © Fotografia por: DR

"Esperamos que cheguem aos respectivos destinos entre o final de Novembro e o início de Dezembro", acrescentou o ministro. No total, "serão enviadas gratuitamente para África cerca de 200.000 toneladas de trigo russo", acrescentou Patrushev. Quanto aos outros países com os quais Putin se comprometeu - Zimbabwe, Mali, República Centro-Africana (RCA) e Eritreia o ministro assegurou que os navios iniciarão as respectivas viagens antes do final deste ano.

Putin assegurou na cimeira Rússia-África no passado mês de Julho em São Petersburgo que Moscovo não só forneceria os cereais gratuitamente, como também suportaria os custos de transporte. Recentemente, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou que estes seis países "estão na lista do Programa Alimentar Mundial" e que a "actividade humanitária" russa continuará no próximo ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo