Mundo

Rússia e Chade analisam reforço de cooperação

JA Online

O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder chadiano Mahamat Idriss Deby, reuniram-se, quarta-feira, em Kremlin, na Rússia, para analisar o reforço de cooperação entre os dois países.

25/01/2024  Última atualização 14H15
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aperta a mão do presidente interino do Chade, Mahamat Idriss Deby, durante uma reunião no Kremlin em Moscou, Rússia, em 24 de janeiro de 2024. © Fotografia por: Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via REUTERS

Durante o encontro entre os lideres governamentais, Vladimir Putin considerou que os  dois "grandes oportunidades para desenvolver os nossos laços bilaterais” e que Moscovo duplicaria a quota para estudantes chadianos que estudam em universidades russas, avançou a Reuters, citando o site do Kremlin.

A visita do líder chadiano ocorre uma semana depois de o primeiro-ministro do Níger, também nomeado por uma junta, ter visitado Moscovo.

Mahamat Idriss Deby lidera o Chade desde 2021, quando assumiu o poder através de um golpe de estado pouco depois de seu pai, o presidente de longa data Idriss Deby, ter sido morto em uma batalha contra rebeldes anti-governamentais.

A junta prometeu inicialmente uma transição de 18 meses para as eleições, mas depois adiou-as até Outubro deste ano.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo