Berlim rejeita uma nova dívida comum europeia segundo o modelo do plano de recuperação pós-covid-19 para financiar a reconstrução da Ucrânia, disse esta sexta-feira (20) o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner.
A Rússia deslocou tropas do extremo leste do país para a Bielorrússia, onde vão participar em exercícios militares, indicaram esta terça-feira (18) responsáveis oficiais, o que implica uma nova concentração de tropas junto das fronteiras ucranianas.
Esta
decisão militar deverá levar ao reforço dos já cerca de 100.000
soldados russos que os ocidentais indicam estarem estacionados perto das
fronteiras ucranianas, e que consideram o prelúdio para uma invasão. A
Rússia tem negado qualquer intenção de atacar o seu vizinho
ex-soviético, mas pede garantias do ocidente de que a NATO não
prosseguirá a expansão para outros países ex-soviéticos, em particular a
Ucrânia e Geórgia, nem colocará as suas tropas e armamento nesses
territórios.
Washington
e os seus aliados rejeitaram firmemente os pedidos russos no decurso
das negociações Rússia-EUA em Genebra na semana passada, e no encontro
NATO-Rússia em Bruxelas. Fomin
disse que estas manobras, que incluem um número não especificado de
tropas provenientes do Distrito Militar do Leste, que engloba a Sibéria
oriental e o extremo-oriente russo, refletem a necessidade de concentrar
na prática a quase totalidade do potencial militar do país nas regiões
ocidentais da Rússia.
"Pode
surgir uma situação em que as forças e meios de grupos ou forças
regionais seja insuficiente para garantir uma sólida segurança da
Federação [da Rússia], e devemos estar preparados para a reforçar”,
indicou Fomin num encontro com adidos militares estrangeiros. "Chegámos
a uma posição comum com a Bielorrússia sobre a necessidade de envolver
todo o potencial militar para uma defesa conjunta”, adiantou.
O autoritário Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, indicou que as manobras conjuntas vão decorrer junto à fronteira ocidental do país e ainda no sul, a região fronteiriça com a Ucrânia. O líder de Minsk tem procurado um crescente apoio do Kremlin na sequência das pesadas sanções ocidentais, aplicadas após a musculada repressão dos protestos internos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Frente Popular de Libertação de Tigray (TPLF, na sigla em inglês), em guerra com o Governo de Adis Abeba há ano e meio, anunciou esta sextya-feira (20) que vai libertar 4.200 prisioneiros de guerra, incluindo mais de 400 mulheres.
A Itália propôs às Nações Unidas a formação de um "grupo de facilitação internacional" para tentar conseguir um cessar-fogo "passo a passo" na Ucrânia, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 46 Estados-membros do Conselho da Europa manifestaram esta sexta-feira (20) a necessidade de realizar uma reunião de chefes de Estado e Governo para abordar a guerra na Ucrânia, o quarto encontro em 70 anos.
O Conselho de Administração e a Comissão Executiva do Banco YETU anunciaram, esta semana, um lucro de 10,5 mil milhões de kwanzas, alcançados em 2021, duas vezes e meia a mais quando comparados aos 4,1 mil milhões de 2020.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, orienta este sábado, 21, no estádio de futebol da Nossa Senhora do Monte, na cidade do Lubango, o acto político de massas, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visando as Eleições Gerais de Agosto próximo.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, visitou, nesta sexta-feira, 20, em Luanda, as obras de requalificação do edifício sede do Jornal de Angola e a construção de um novo edifício para albergar a redacção central do Jornal de Angola, onde recebeu explicações do empreiteiro.
As três unidades fabris angolanas do sector têxtil contam com uma capacidade instalada para a produção de mais de 10 milhões de metros de tecido e 18 milhões de peças por ano, anunciou, quinta-feira(19), em Luanda, a chefe de Departamento das Políticas Industriais do Ministério da Indústria e Comércio, Antónia Torres.
O embaixador angolano em Singapura, Daniel Rosa, assistiu, quinta-feira(19), a cerimónia de investidura do Presidente eleito da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, a quem entregou uma mensagem de felicitações do Chefe de Estado, João Lourenço.