Mundo

Rússia desconsidera decisão tomada pelo bloco europeu

A Rússia brincou ontem com a decisão tomada pela União Europeia, que a considerou como um Estado “patrocinador de terrorismo”, afirmando que o bloco deveria ser adjectivado de “patrocinador da estupidez”.

24/11/2022  Última atualização 08H34
Rússia desconsidera decisão tomada pelo bloco europeu © Fotografia por: DR

"O Parlamento Europeu adoptou uma resolução reconhecendo a Rússia como 'patrocinadora do terrorismo'. Sugiro que o Parlamento Europeu seja reconhecido como patrocinador da estupidez”, declarou a representante oficial do Ministério das Relações Exterior russo, Maria Zakharova.

O documento aprovado pelos europeus passou com o voto de 494 eurodeputados, enquanto que 58 votaram contra e 44 se abstiveram. No texto, o órgão exorta a UE e seus países-membros a desenvolverem uma base legal para elaborar uma lista de Estados patrocinadores do terrorismo e incluir a Rússia nessa lista.

A resolução adoptada não tem quaisquer consequências jurídicas directas entre Moscovo e a União Europeia, mas reflecte a opinião da maioria dos eurodeputados.

Os deputados exortaram ainda as instituições do bloco europeu a prosseguirem com a sua política de "isolamento internacional da Rússia”, bem como reduzirem as relações diplomáticas com Moscovo "ao mínimo absolutamente necessário”.

Além disso, o Parlamento Europeu pede que outro pacote de sanções da UE seja imposto à Rússia pela operação militar especial na Ucrânia.

Ontem, a Suíça, país que não é membro da União Europeia, adoptou novas sanções contra o Estado russo, em linha com o oitavo pacote de sanções da UE, segundo a Reuters.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo