Economia

Rússia arrecada 33,7 mil milhões de euros com receitas do petróleo e gás

O vice-Primeiro-Ministro russo, Alexander Novak, anunciou, segunda-feira, que as receitas de petróleo e gás aumentaram 28 por cento, em 2022, num montante de 33,7 mil milhões de euros (2,5 biliões de rublos).

17/01/2023  Última atualização 09H03
© Fotografia por: DR

Apesar das sanções pela invasão da Ucrânia e de medidas ocidentais para reduzir a dependência energética de Moscovo, na indústria do petróleo, a produção russa aumentou 2 por cento no ano passado, para 535 milhões de toneladas, e as exportações cresceram 7 por cento. Estes resultados foram alcançados "apesar das acções dos países hostis e das restrições de sanções", disse Alexander Novak durante uma reunião entre o Primeiro-Ministro russo, Mikhail Mishustin, e os seus vários vice-primeiros-ministros.

De acordo com a agência noticiosa oficial TASS, a Rússia exportou 231 mi-lhões de toneladas de petróleo em 2021.

Alexander Novak disse à TASS, em Dezembro, que a Rússia planeia aumentar as exportações de petróleo para 260 milhões de toneladas até 2025, sobretudo com vendas aos países asiáticos.

Na previsão do desenvolvimento socioeconómico para 2023-2025, o Ministério do Desenvolvimento Económico da Federação Russa antecipou um aumento de 12,1 milhões de toneladas na produção de petróleo, para 243,1 milhões de toneladas. Em retaliação por ter invadido a Ucrânia, em 24 de Fevereiro do ano passado, a Rússia tem sido alvo de sucessivos pacotes de sanções económicas por parte dos aliados ocidentais de Kiev.

Uma dessas medidas é a imposição de um limite de 60 dólares por barril no petróleo bruto russo para minar as receitas do Estado que lhe permitem financiar a guerra na Ucrânia.

 

Produção de gás

O vice-Primeiro-Ministro russo disse que a produção e exportação de gás natural liquefeito (GNL) aumentou 8 por cento.

Segundo Alexander Novak, as exportações de GNL atingiram 46 mil milhões de metros cúbicos em 2022.

Para compensar a perda de exportações para a Europa, a Rússia encontrou na China um grande comprador do seu gás, que atingiu um recorde de 15,5 mil milhões de metros cúbicos no ano passado. Trata-se de um aumento de 49 por cento em relação a 2021.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia