A primeira colheita de algodão no perímetro da Baixa de Cassanje, município do Kunda-dia-base, província de Malanje, acontece, na próxima sexta, 37 anos depois.
A 120ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, abre, hoje, na cidade do Lubango, com uma ementa caprichada pela organização com destaque para várias actividades socioculturais, desportivas, económicas, entre outras que se prevê atrair dezenas de turistas nacionais e estrangeiros.
Pelo menos 40 quilómetros de ruas secundárias e terciárias da cidade de Menongue, na província do Cuando Cubango, começaram, segunda-feira, a ser terraplanados, pelo Instituto Nacional de Estradas (INEA), com o objectivo de melhorar a circulação de pessoas e bens.
O projecto, que faz parte do programa de intervenção e terraplanagem de ruas de bairros peri-urbanos da cidade de Menongue, vai abranger, numa primeira fase, os bairros Tomás, Hoji-ya-Henda, Pandera e Saúde, estando o término dos trabalhos previsto para o final do mês de Maio do corrente ano.
Na segunda e terceira fase deste programa vão ser abrangidos mais de 47 quilómetros nos bairros 23 de Março, Tucuve A e B e 45 Casas, visando acabar com as dificuldades de mobilidade que peões e automobilistas enfrentam.
O trabalho de terraplanagem teve início na Estrada Nacional 140, no troço que liga a igreja UEIA ao bairro Tomás, numa extensão de 1,6 quilómetros, onde vão ser feitos trabalhos de terraplanagem, reperfilamento da estrada, arruamentos, compactação e recargas de solos, nos locais onde ocorreram fenómenos erosivos.
O governador provincial do Cuando Cubango, José Martins, reconheceu que as ruas no interior dos bairros estão em péssimo estado, o que faz com que a população não consiga circular em condições e, em certas áreas, as ambulâncias não têm acesso às residências.
"O Governo Provincial, no âmbito da sua missão e com a recepção dos kits de manutenção das estradas, criou as condições técnicas e logísticas para a execução deste importante programa, que posteriormente vai abranger os bairros Castilho, Cazenga, Futungo, Novo, Paz, Boa Vida e outros”, disse o governante.
Sublinhou que, por falta de alternativas para o realojamento da população, o Governo vai fazer um trabalho técnico que não coloque em risco as moradias. "Quase não vai haver casos de demolições de residências, excepto se estiverem em estradas".
José Martins apelou à po-pulação dos referidos bairros a se manterem vigilantes, para evitar que os amigos do alheio se apoderem dos meios de trabalho.
O Jornal de Angola apurou que, para o êxito da terraplanagem dos 87 quilómetros, estão mobilizados 28 técnicos do Instituto Nacional de Estradas (INEA) e da Casa de Segurança do Presidente da República.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO antigo Instituto Médio Agrário, que se dedicava à formação, até os anos 80, de quadros para a agronomia é hoje uma escola de referência, ao nível local, de formação em artes e ofícios, denominada “Cidade Jovem de Sucesso”.
O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, inaugurou, hoje, no Lubango, província de Huíla, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), equipado para monitorar vários pontos do casco urbano e zonas da periferia.
O euro continuou, esta terça-feira, a negociar ligeiramente acima de 1,02 dólares, com o mercado prudente antes da publicação de dados da inflação nos Estados Unidos que podem influenciar as decisões da Reserva Federal em Setembro.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).