Economia

Ruanda estende isenção de imposto de importação para veículos eléctricos

O Governo de Ruanda renovou uma taxa de importação zero para veículos eléctricos e híbridos, estendendo a isenção fiscal até o final do novo ano fiscal de 2024/2025.

06/08/2024  Última atualização 18H16
© Fotografia por: DR | Arquivo
A decisão visa acelerar a transição para carros e motocicletas eléctricos e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, de acordo com o Ministério das Finanças e Planeamento Económico.

O Governo iniciou pela primeira vez uma taxa de importação zero para veículos eléctricos (VEs) em Abril de 2021, intensificando os esforços para incentivar a adoção de VEs e o investimento no subsetor emergente.

A extensão da isenção é um dos incentivos fiscais anunciados para o ano fiscal de 2024/25. Outros incentivos incluem redução de impostos sobre autocarros de passageiros importados, com capacidade de mais 50 pessoas.

Autocarros com capacidade para 25 pessoas pagarão uma taxa de importação de 10%, abaixo dos 25%, que é o limite para a Comunidade da África Oriental.

Tractores rodoviários para semirreboques pagarão uma taxa de imposto de zero por cento, em vez de 10 por cento.

Veículos automotores para transporte de mercadorias com peso bruto superior a 20 toneladas pagarão uma taxa de imposto de importação de zero por cento em vez de 25 por cento.

Veículos automotores para transporte de mercadorias com peso bruto superior a cinco toneladas, mas não superior a 20 toneladas, pagarão uma taxa de imposto de importação de 10 por cento em vez de 25 por cento.

Também há reduções de impostos sobre produtos essenciais importados, como arroz, açúcar e óleo de cozinha.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia