Sociedade

Roubo de cabos eléctricos deixa bairros às escuras

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

Actos de vandalismo e roubo de cabos eléctricos de baixa tensão da rede pública, protagonizados por desconhecidos, está a deixar muitos bairros periféricos da cidade do Huambo às escuras.

31/05/2022  Última atualização 19H15
© Fotografia por: DR

Quem o diz é o director provincial da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), José Cunha, acrescentando que os roubos de cabos eléctricos são frequentes nos bairros de Cavongue-Alto, Ngulonda, Bom-Pastor, Cacilhas, Chivela, Santo-António, Canhe, Chiva e Tinguita, onde foram  feitos muitos investimentos.

"O roubo de cabos eléctricos da rede pública de energia inviabiliza novas ligações, uma vez que requerem-se investimentos avultados. Apelo à população máxima vigilância e a denunciarem os actos de vandalismo”, sublinhou.

Segundo José Cunha, a ENDE na província do Huambo tem estado a enfrentar dificuldades para a reposição do material eléctrico furtado, o que faz com que muitas ruas que já estiveram iluminadas estejam às escuras. 

A Administração Municipal, garantiu, tem vindo a trabalhar com as comissões de moradores, visando o reforços da fiscalização dos equipamentos eléctricos. 

Assegurou que a Polícia Nacional, por via do Serviço de Investigação Criminal (SIC), está a fazer diligências para deter os que se dedicam à vandalização e roubo de cabos eléctricos.  


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade