Cultura

Rosa de Porcelana Editora lança obra “Cesária Évora”

A Rosa de Porcelana Editora dedica o ano de 2021 à ‘Diva dos pés descalços’ iniciando o tributo no domingo com a apresentação, na Ribeira Grande, Santo Antão, do livro “Cesária Évora” da autoria da polaca Elzbieta Sieradziñska.

13/01/2021  Última atualização 14H58
Capa do livro a ser lançado domingo em Santo Antão © Fotografia por: DR
A biografia da ‘Diva dos pés descalços’ que já se encontra traduzida em português, vai, segundo Filinto Elísio, servir para que a editora promova uma homenagem a Cesária Évora, em 2021, pois  este ano assinalam-se os 80 anos do seu nascimento e dez anos do seu falecimento.

"O lançamento é acompanhado por momentos de lembrança e começa no domingo, em Santo Antão,  para recordar que a mãe da cantora era de Ribeira da Torre, enquanto no dia 22 será a vez do Mindelo (sua terra natal) por ser o Dia de São Vicente”, disse.
Em declarações à Inforpress, Filinto Elísio disse que estão programados lançamentos na Praia e em Lisboa, durante o mês de Fevereiro, e em Paris, no mês de Março.

O ano de 2021, dedicado a Cesária Évora, será também celebrado, segundo o responsável da Rosa de Porcelana Editora, com várias conferências sobre a cantora e a música de Cabo Verde em diversas paragens do mundo.A edição "Cesária Évora” foi traduzida do polaco (original) para o português pelo professor Wlodzimierz Szymaniak, coadjuvado pelo professor Manuel Brito-Semedo, através de uma bolsa de tradução atribuída à Rosa de Porcelana Editora pela Direcção do Livro da Polónia.

"O livro "Cesária Évora" é uma das mais importantes biografias  sobre a diva maior da música cabo-verdiana, falecida em 2011. A sua leitura vai permitir  conhecer Cesária Évora para lá das luzes da ribalta, nos bastidores, no dia-a-dia e na intimidade, uma preciosa contribuição da crítica genética sobre esta grande artista”, realçou Filinto Elísio.

A Rosa de Porcelana Editora pretende, em 2021, lançar novos livros com o objectivo de chegar a 70 títulos, realizar a 4ª edição do Festival de Literatura-Mundo do Sal e fazer a sua extensão a Portugal, Itália e Brasil.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura