Os músicos Eduardo Paim e Mig são os destaques do “Almoço Angolano” que acontece, hoje, às 15h00, no Hotel Diamante, em Luanda. O concerto, como é habitual, abre com a actuação musical do grupo tradicional Kudimuena Kota.
O projecto combina um nome da kizomba e outro do semba para suceder o elenco anterior onde pontificaram Fedy Kalupeteka, Lolito e Moron. Nesta temporada actuaram já os músicos Konde Martins e Ângela Ferrão, em Maio, depois de Acácio Bembes e Flay, no mês de Abril e Robertinho, Pedro Cabenha, Baló Januário e Banda Real do arranque da temporada em Março do corrente ano.
Eduardo Paim é um dos mais aclamados músicos e produtores da música angolana, ao apostar na programação com recurso aos sintetizadores. General Kambuengo como também é conhecido, tem sucessos como "Esse Mwadié”, "Chikitita”, "Nzambi Za”, "Perdão”, "Minha Vizinha”, "Ai se eu te pego Maria”, "Do Kayaya”, "Luanda Minha Banda”, "Nguenda”, "Curtir Lisboa” e outros.
Mig tem como "cartão-de-visita”, "Maka mami" e nos concertos leva à reflexão com "O mundo", um tema que apela à paz, e faz vibrar nas suas actuações com os temas "Seu guarda" e "Lukendzi". A carreira musical começou em 1974, depois colaborou nos grupos Luanda Ritmo, Os Fachos, Som da Juventude, Os Anjos, Super Muanza Angola e Os Brilhantes.
Em 2005, Mig sagrou-se vencedor do Prémio da Canção de Luanda, e na discografia tem as obras "Universo” e "Ximunzenze”.
O "Almoço Angolano” projecto cultural e artístico do Hotel Diamante serviu como modelo para a implementação do protocolo entre a União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA) e a Associação de Hotéis e Resorts de Angola (AHRA). Teve a primeira edição em Junho de 2022 e desde então tem passado a nata da música angolana numa combinação com a gastronomia.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPelo menos quatro mil empregos indirectos foram criados no ecossistema das indústrias criativas angolanas pela Multichoice, informou, quinta-feira, em Luanda, o seu director em Angola, Marcus Valdez.
A “Festa do Teatro”, que há quatro meses movimentou a baixa da cidade de Luanda, com espectáculos de quinta-feira a sábado, no Teatro Elinga, inseridos na programação cultural do Circuito Internacional de Teatro (CIT), encerra hoje à noite, com uma gala no Memorial Dr. António Agostinho Neto.
A 4.ª edição do Festival de Publicidade (FESTIPUB), a ter lugar, nos dias 23 e 25 de Outubro, em Luanda, distinguirá o melhor da publicidade e do marketing em Angola e nos restantes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Os directores da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, e o do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, foram recebidos em audiência, esta segunda-feira, em Havana, por membros de Direcção do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) "Raul Roa Garcia" de Cuba.
Pelo menos 25 crianças morreram e dezenas ficaram feridas num acidente com um autocarro que transportava fiéis muçulmanos que celebravam o nascimento do profeta Maomé no norte da Nigéria, informou hoje um responsável pela segurança rodoviária.
O bilionário e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, defendeu, hoje que os países mais ricos devem aumentar a ajuda as nações africanas, destacando que, "num mundo justo", estes países deviam ver a sua dívida perdoada.