Cultura

“Rosa Baila” e “Maka Mami” no prato do Almoço Angolano

Analtino Santos

Jornalista

Os músicos Eduardo Paim e Mig são os destaques do “Almoço Angolano” que acontece, hoje, às 15h00, no Hotel Diamante, em Luanda. O concerto, como é habitual, abre com a actuação musical do grupo tradicional Kudimuena Kota.

28/07/2024  Última atualização 12H42
Mig é uma das actracções do concerto de promoção do semba © Fotografia por: DR

O projecto combina um nome da kizomba e outro do semba para suceder o elenco anterior onde pontificaram Fedy Kalupeteka, Lolito e Moron. Nesta temporada actuaram já os músicos Konde Martins e Ângela Ferrão, em Maio, depois de Acácio Bembes e Flay, no mês de Abril e Robertinho, Pedro Cabenha, Baló Januário e Banda Real do arranque da temporada em Março do corrente ano.

Eduardo Paim é um dos mais aclamados músicos e produtores da música angolana, ao apostar na programação com recurso aos sintetizadores. General Kambuengo como também é conhecido, tem sucessos como "Esse Mwadié”, "Chikitita”, "Nzambi Za”, "Perdão”, "Minha Vizinha”, "Ai se eu te pego Maria”, "Do Kayaya”, "Luanda Minha Banda”, "Nguenda”, "Curtir Lisboa” e outros.

Mig tem como "cartão-de-visita”, "Maka mami" e nos concertos leva à reflexão com "O mundo", um tema que apela à paz, e faz vibrar nas suas actuações com os temas "Seu guarda" e "Lukendzi". A carreira musical começou em 1974, depois colaborou nos grupos Luanda Ritmo, Os Fachos, Som da Juventude, Os Anjos, Super Muanza Angola e Os Brilhantes.

Em 2005, Mig sagrou-se vencedor do  Prémio da Canção de Luanda, e na discografia tem as  obras  "Universo” e "Ximunzenze”.

O "Almoço Angolano” projecto cultural e artístico do Hotel Diamante serviu como modelo para a implementação do protocolo entre a União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA) e a Associação de Hotéis e Resorts de Angola (AHRA). Teve a primeira edição em Junho de 2022 e desde então tem passado a nata da música angolana numa combinação com a gastronomia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura