Cultura

Rodrigo Subtil retrata maravilhas do país em exposição fotográfica

Gil Vieira

Jornalista

Um total de 15 quadros de fotografia, que apresentam vários retratos e paisagens do país, está patente, desde terça-feira, no Elinga Teatro, em Luanda, enquadradas na exposição "Viver Angola", do artista português Rodrigo Subtil.

24/05/2024  Última atualização 14H25
Público foi contemplado com vários cenários e a diversidade das belezas naturais de Angola © Fotografia por: fotos de arsénio bravo | edições novembro

A exposição, que fica patente até 1 de Junho, integra a programação da sexta edição do Festival Internacional de Teatro e Artes, promovido pelo grupo Elinga Teatro.

A mostra é resultado de sete anos de viagens constantes do fotógrafo Rodrigo Subtil pelo país. Dos 15 quadros, cinco apresentam retratos, enquanto dez paisagens captadas por drones, que exibem a paixão do artista por Angola.

Na exposição "Viver Angola”, que é a primeira individual do fotógrafo, estão patentes paisagens do "Pungo Andongo"e "Quedas de Calandula", localizadas na província de Malanje, "Ilha do Mussulo”, "Cabo Ledo” e "Sangano”, em Luanda, "Curoca", Namibe, "Conda I", "Conda II" e "Porto Amboim", Cuanza-Sul, e "Belize", Cabinda.

"Com a exposição almejo mostrar a beleza natural de Angola, é um país muito rico neste sentido e tem razão de actualmente estar a apostar fortemente no turismo", disse o artista em declarações ao Jornal de Angola.

Rodrigo Subtil afirmou, também, que assim que chegou ao país, em 2017, apaixonou-se pelas paisagens, por isso, com a exposição, pretende, igualmente, mostrar a diversidade cultural de Angola, que considera ter sido das coisas mais bonitas que viu enquanto viajava.

"Espero que a exposição permita inspirar outros a saírem de casa, a viverem as suas paixões e passatempos que nos dão energia para a vida, ou simplesmente a contemplar e valorizar mais Angola e as suas pessoas", sublinhou o fotógrafo.

Marcaram presença na exposição "Viver Angola", do fotógrafo português Rodrigo Subtil, pessoas de várias nacionalidades, com destaque à de nacionalidade angolana, portuguesa, brasileira e italiana.

Sobre o artista

Rodrigo Correia Subtil nasceu em Lisboa, Portugal, em 1991 e é apaixonado por viagens e artes visuais. Realizou formações de curta duração em fotografia no Instituto Português de Fotografia e Vídeo e pós-produção na Lisbon School of Design.

Rodrigo Subtil foi em Istambul, Turquia, onde estudou Relações Internacionais, que desenvolveu o entusiasmo pela fotografia. Desde 2017 em Angola, tem criado um amplo trabalho fotográfico sobre o quotidiano humano,   a riqueza natural e paisagística do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura