Cultura

Ritmos e Cantares da Terra juntam músicos no Paz Flor

Moniz de Almeida, Calabeto, Sabino Henda, Onças da Paz, Lito Graça e Acácio Bambes, com o suporte da Banda FM, são as principais vozes do elenco do concerto “Ritmos e Cantares da Terra”, que se realiza, hoje, às 18h00, no Complexo Paz Flor.

30/11/2022  Última atualização 06H30
Moniz de Almeida é um dos artistas escolhidos para explorar os ritmos do Sul do país, no concerto © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro
A actividade uma produção da AF Produções está inserida na programação da edição Especial - Centenário do Festival Nacional de Cultura (FENACULT 2022).

Moniz de Almeida é um dos artistas escolhidos para explorar os ritmos do Sul, assim como Sabino Henda e Flay, músicos responsáveis pela presença do sungura e outros ritmos do Centro-Sul na música contemporânea angolana.

Outra proposta neste encontro da diversidade cultural angolana, é o Duo Canhoto que tem na sua génese a cultura ovimbundu e ambundu. José Maria Boyoth e Vozes do Nambua, são outras propostas que têm o kimbundu no condimento das suas músicas. O Cuanza-Sul estará representado por duas vozes de referência: Ângela Ferrão e Vavá do Kwanza-Sul.

Acácio é um dos principais preservadores da cultura nyanekha humbi, com o parceiro Namanga de Deus, na Banda Acapaná. As Onças da Paz preparam os coros e danças característicos dos cuahamas. Outra proposta vizinha é a do cantor e pesquisador Njinga Nacicusse. Gato Bedseyele percussionista e membro fundador dos Afra Sound Stars levará as sonoridades do Reino do Kongo, com o kilapanga no centro das atenções. Lito Graça é outro representante da cultura Kongo e neste concerto poderá viajar por outros pontos do país.

Da província angolana mais ao norte, Cabinda, vem a cantora Josefina Winy. Mutambi é representante da Lunda-Norte.

No alinhamento do concerto constam, igualmente, cultores do semba como Calabeto, da música tradicional como o Kamba Dya Muenhu, vozes que se têm destacado em interpretações como Djanira e Cidy Daniel. A dança marca presença com o Ballet Nzinga Mbandi. Os ensaios estão a ser realizados, no Salão Ana 3M, no Nova Vida.

Segundo o promotor cultural, Adão Filipe,  a presença destes artistas ajuda a perceber o conceito do "Ritmos e Cantares da Terra”. O  responsável pela concepção e produção do espectáculo disse que pretende apresentar uma viagem pelos diferentes ritmos angolanos e o mais inclusivo com representantes de diferentes grupos étnicos. Não revelou as surpresas, mais garantiu existirem durante o concerto.

O concerto será caracterizado por um desfile musical de temas transversais do mosaico cultural angolano, de forma que as interpretações se transformem em espectáculo, acompanhadas da exibição de danças tradicionais. Temas como "Mamuleleno”, "Tchiungue”, "Omboio”, "Soke Soke”,"Embe”,   "Xikela”,  "Kumbi Djienda”, "Tchiungue”, "Sabonete”, "Mãe Weya”, "Dr. Mayuya” e alguns nomes que ao longo do tempo procuram resgatar a divulgação e promoção de canções que se tornaram propriedade colectiva, incorporados em géneros e estilos musicais como a mbuezena, tchianda, rebita, vindjomba, onguili ou mesmo no semba.

 

Show da Praia de Cacuaco 

A Praia de Cacuaco acolhe, hoje, às 16h00, um espectáculo de variedades dedicado à juventude, uma realização da Guelvamos.

O Conjunto Os Kiezos, Preto Show, Os Kiezos, Sabino Henda, MCK, Jordânia, Elisa Coelho, Ingomblack, Augusto Chakaya, Dji Tafinha, Os Tunjila Tuajokota, Puto Português, Socorro, Eva Rap Diva, Noite e Dia, Rey Loy, Heroide, Filho do Zua, Soarito e Rui Morais constam do elenco artístico para animar o concerto.

Segundo a produção, pretende-se uma partilha de experiências e vivências entre várias gerações e géneros musicais numa festa de massas.

Já foram realizados no âmbito do FENACULT várias actividades a nível nacional, com destaque para o Caldo dos Caldos do Semba, Desfile do Carnaval, Vozes Femininas, Festival de Hip Hop, Festival de Kuduro, Festival da Dikanza e Concerto de Consagração.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura