O músico angolano, Yuri da Cunha é um dos convidados a participar do show do artista brasileiro, Carlinhos Brown, esta quinta-feira, na vila Caramuru, no Brasil.
Mais de mil pessoas ligadas às artes, entre artistas plásticos, músicos, bandas musicais, declamadores, historiadores, desenhadores, encenadores de teatro e dançarinos participaram, de forma directa, nas actividades do FENACULT - Edição Especial, que terminou, terça-feira, em Benguela.
Moniz de Almeida, Calabeto, Sabino Henda, Onças da Paz, Lito Graça e Acácio Bambes, com o suporte da Banda FM, são as principais vozes do elenco do concerto “Ritmos e Cantares da Terra”, que se realiza, hoje, às 18h00, no Complexo Paz Flor.
Moniz de Almeida é um dos artistas escolhidos para explorar os ritmos do Sul, assim como Sabino Henda e Flay, músicos responsáveis pela presença do sungura e outros ritmos do Centro-Sul na música contemporânea angolana.
Outra proposta neste encontro da diversidade cultural angolana, é o Duo Canhoto que tem na sua génese a cultura ovimbundu e ambundu. José Maria Boyoth e Vozes do Nambua, são outras propostas que têm o kimbundu no condimento das suas músicas. O Cuanza-Sul estará representado por duas vozes de referência: Ângela Ferrão e Vavá do Kwanza-Sul.
Acácio é um dos principais preservadores da cultura nyanekha humbi, com o parceiro Namanga de Deus, na Banda Acapaná. As Onças da Paz preparam os coros e danças característicos dos cuahamas. Outra proposta vizinha é a do cantor e pesquisador Njinga Nacicusse. Gato Bedseyele percussionista e membro fundador dos Afra Sound Stars levará as sonoridades do Reino do Kongo, com o kilapanga no centro das atenções. Lito Graça é outro representante da cultura Kongo e neste concerto poderá viajar por outros pontos do país.
Da província angolana mais ao norte, Cabinda, vem a cantora Josefina Winy. Mutambi é representante da Lunda-Norte.
No alinhamento do concerto constam, igualmente, cultores do semba como Calabeto, da música tradicional como o Kamba Dya Muenhu, vozes que se têm destacado em interpretações como Djanira e Cidy Daniel. A dança marca presença com o Ballet Nzinga Mbandi. Os ensaios estão a ser realizados, no Salão Ana 3M, no Nova Vida.
Segundo o promotor cultural, Adão Filipe, a presença destes artistas ajuda a perceber o conceito do "Ritmos e Cantares da Terra”. O responsável pela concepção e produção do espectáculo disse que pretende apresentar uma viagem pelos diferentes ritmos angolanos e o mais inclusivo com representantes de diferentes grupos étnicos. Não revelou as surpresas, mais garantiu existirem durante o concerto.
O concerto será caracterizado por um desfile musical de temas transversais do mosaico cultural angolano, de forma que as interpretações se transformem em espectáculo, acompanhadas da exibição de danças tradicionais. Temas como "Mamuleleno”, "Tchiungue”, "Omboio”, "Soke Soke”,"Embe”, "Xikela”, "Kumbi Djienda”, "Tchiungue”, "Sabonete”, "Mãe Weya”, "Dr. Mayuya” e alguns nomes que ao longo do tempo procuram resgatar a divulgação e promoção de canções que se tornaram propriedade colectiva, incorporados em géneros e estilos musicais como a mbuezena, tchianda, rebita, vindjomba, onguili ou mesmo no semba.
Show da Praia de Cacuaco
A Praia de Cacuaco acolhe, hoje, às 16h00, um espectáculo de variedades dedicado à juventude, uma realização da Guelvamos.
O Conjunto Os Kiezos, Preto Show, Os Kiezos, Sabino Henda, MCK, Jordânia, Elisa Coelho, Ingomblack, Augusto Chakaya, Dji Tafinha, Os Tunjila Tuajokota, Puto Português, Socorro, Eva Rap Diva, Noite e Dia, Rey Loy, Heroide, Filho do Zua, Soarito e Rui Morais constam do elenco artístico para animar o concerto.
Segundo a produção, pretende-se uma partilha de experiências e vivências entre várias gerações e géneros musicais numa festa de massas.
Já foram realizados no âmbito do FENACULT várias actividades a nível nacional, com destaque para o Caldo dos Caldos do Semba, Desfile do Carnaval, Vozes Femininas, Festival de Hip Hop, Festival de Kuduro, Festival da Dikanza e Concerto de Consagração.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.