Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
A Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda informou, este domingo, em conferência de imprensa, que estão encerradas as operações de remoção dos escombros do edifício 76-78, que demoliu, na madrugada de sábado, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda.
O Ministério da Educação (MED) está a desenvolver um processo de revisão curricular, num contexto de transformação do sector, através do reforço de competências técnicas e institucionais, anunciou, terça-feira, em Luanda, a titular do pelouro.
Luísa Grilo falava durante a abertura do I Exercício Conjunto de Práticas da Inspecção da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
No evento, que termina hoje, sob o lema "O Papel da Inspecção da Educação na Eficácia do Sistema Educativo dos Países e Estados- Membros da CPLP”, a ministra deu a conhecer que a revisão curricular implica que a Inspecção da Educação está a desempenhar um papel crucial no acompanhamento, monitoria, apoio, controlo, avaliação e a garantia de qualidade do sistema educativo.
"O inspector da Educação é um agente participativo do processo de comunicação, orientação e correcção dos desvios à norma na prática quotidiana das escolas”, explicou Luísa Grilo.
Referiu que o MED conta com o acompanhamento do Bureau Internacional de Educação BIE-UNESCO, no fortalecimento e implementação das acções prioritárias definidas nos planos nacionais de desenvolvimento 2018-2022 e da Educação (PNDE) "Educar – Angola 2030”.
A ministra fez saber que a actividade do inspector do MED tem de aliar as competências técnicas à capacidade de interacção e comunicação, uma vez que um inspector, tecnicamente muito bem capacitado, mas pouco competente do ponto de vista relacional, pode desvirtuar a lógica do curso da actividade.
Luísa Grilo realçou que o trabalho inspectivo passa, também, pela construção do diálogo com os diversos intervenientes do Sistema de Educação e Ensino, na procura de respostas que proporcionem a esses profissionais um melhor conhecimento da realidade escolar, para agir e apoiar o trabalho que é desenvolvido na escola e nas outras instituições.
"Precisamos de efectuar, de maneira acelerada e com qualidade, a cobertura da acção inspectiva nos seus âmbitos de intervenção, a partir da construção de um esquema de capacitação e partilha de conhecimentos adequados para a consolidação de um sistema educativo inclusivo, equitativo e qualitativo”, defendeu a ministra.
Por isso, espera uma actuação inspectiva qualificada, criteriosa, coerente, eficaz e consistente, de modo a levar a uma melhoria dos actuais níveis de qualidade educacional da comunidade.
"O foco é a inspecção, porque representa as instituições de ensino e não podemos ver o inspector como uma camisa de força em todos os sentidos, uma vez existir a liberdade e o conhecimento, que é obrigatório na nossa comunidade”.
Luísa Grilo disse, ainda, que o país conta com mil inspectores em todos as províncias, dos quais 55 estão envolvidos no I Exercício Conjunto de Práticas da Inspecção da Educação da CPLP.
Experiência inspectiva noutros países da CPLP
A representante da Inspecção-Geral da Educação e Ciência de Portugal, Maria Duarte, considerou o papel da desse grupo de actores da Educação na promoção de qualidade é um assunto complexo, mas é uma área com uma importância sublime.
"É preciso apresentarmos e partilharmos as actividades que desenvolvemos nos diferentes programas de desenvolvimento nas escolas portuguesas, que são programas de acompanhamento e avaliação”, explicou.
Para a servidora do Ministério da Educação do Brasil, Francisca Trujillo, a experiência é bem diferenciada à problemática do ensino no Brasil, encontra-se descentralizada, sob tutela dos municípios.
"Os municípios são responsáveis pelo sistema da Educação e não o Governo Federal, diferente de alguns países da comunidade em que o sector é controlado pelos Governos Centrais”, explicou Francisca Trujillo.
Já a inspectora-geral da Educação de Cabo Verde, Alcídia Almeida, considerou que a prática é muito favorável, por ser a aposta que se centra na formação e capacitação dos recursos humanos, uma vez que o país não tem recursos naturais.
A aposta na educação e formação tem sido umas das políticas implementadas nos sucessivos governos desde a Independência. Acrescentou que a inspecção tem feito um trabalho enorme no seguimento das estratégias que visam no alcance para a qualidade do sistema educativo cabo-verdiano.
Inspecção melhora qualidade do ensino
Terça-feira, no primeiro dia do encontro do I Exercício Conjunto de Práticas da Inspecção da Educação da CPLP, foram apresentados, entre outros temas, a "Actual Abordagem da Inspecção da Educação de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Guiné-Bissau e Timor-Leste”.
Portugal, Guiné-Bissau, Brasil, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Equatorial e Angola, este último país que preside a organização e acolhe o evento.
A presidência de Angola na CPLP engloba um conjunto de actividades promovidas no âmbito da organização com propósito de incrementar o desenvolvimento inclusivo e a sustentável dos Estados-membros, alinhados na Agenda 2030, para o Desenvolvimento Sustentável, e obedece ao contributo à implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda informou, este domingo, num comunicado, a que o JA Online teve acesso, que poderá anunciar o fim das operações e sugere que a entidade privada responsável pelo edifício reforce o diálogo com os moradores para os passos subsequentes.
O perímetro onde desabou, na madrugada de sábado, um prédio de seis andares, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, já foi vedado pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, descartando a existência de perdas humanas nos escombros.
O troço rodoviário da Avenida Comandante Valódia rodoviário (onde desabou o prédio 41), na madrugada de sábado, em Luanda, pode ser reaberto ao trânsito, na segunda-feira, às 6horas da manhã, para facilitar a mobilidade automóvel.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Sete pessoas morreram, na sexta-feira, na explosão ocorrida numa fábrica de chocolates, em West Reading, no estado da Pensilvânia (leste dos Estados Unidos), disseram, no domingo, as autoridades norte-americanas.