Política

Reunião de peritos prepara Cimeira de Chefes de Estado

O Comité de Representantes Permanentes (CRP) da União Africana reúne-se, amanhã e quinta-feira, na sua 41ª sessão, em formato virtual, antecedendo o 38º Conselho Executivo dos chefes de di-plomacias e a 34ª sessão da cimeira dos Chefes de Estado e de Governo.

19/01/2021  Última atualização 08H05
41ª sessão, em formato virtual © Fotografia por: Arquivo
Na reunião do CRP, Angola vai prestar uma informação sobre a Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz, realizada em Setembro de 2020.
Vão ser discutidos diversos relatórios, incluindo as actividades dos Subcomités do CRP, dos Comités Técnicos Especializados (CTE) da Comissão da União Africana, de outros órgãos da UA e das Agências Especializadas.
O certame também se vai  debruçar sobre os projectos de agenda e de decisões da 38ª reunião ordinária do Conselho Executivo e da 34ª sessão Ordinária da Assembleia da UA, marcadas para 3 e 4 e 6 e 7 de Fevereiro, respectivamente.

Na agenda do Conselho Executivo, de carácter virtual, destaca-se a eleição e nomeação dos seis comissários da Comissão da UA, quatro juízes do Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos e seis membros do Comité Africano de Peritos sobre os Direitos e Bem-Estar da Criança. Neste Comité, Angola apresentou uma candidatura, entre cinco concorrentes da Re-gião Austral.
Quanto à Comissão da UA, o país aspira a reeleição da actual comissária para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Josefa Sacko, cujo pelouro, a partir do quadriénio 2021-2024, passa a designar-se Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável.

Por seu turno, a agenda da 34ª Sessão Ordinária dos Chefes de Estado, cujo formato presencial ou virtual ainda está por se definir, vai proceder à eleição e nomeação do presidente e vice-presidente da Comissão da UA.
Vai também adoptar vários relatórios, nomeadamente o referente ao progresso da Reforma Institucional da UA, que será apresentado pelo seu líder, o Presidente do Ruanda, Paul Kagame.

A África do Sul vai passar o testemunho da presidência da UA para a República De-mocrática do Congo.
A União Africana consagra 2021 como o "Ano da Arte, Cultura e Património: Alavancas para Construir a África que Queremos”. O ano de 2020 teve como tema "Silenciar as Armas: Criação de Condições Favoráveis para o Desenvolvimento de África”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política