Economia

Resultados do Caixa Angola atingem 34,5 mil milhões de kwanzas

O presidente executivo do Banco Caixa Geral Angola (BCGA), João Pires, disse que a instituição que dirige obteve, no ano passado, o seu melhor resultado de sempre e mostrou-se optimista quanto à evolução da economia, apesar de considerar 2023 “desafiante”.

18/03/2023  Última atualização 08H20
© Fotografia por: DR

Disse que em 2022, o resultado líquido do Caixa Angola atingiu o montante de 34,5 mil milhões de kwanzas, um crescimento de 0,19 por cento, face ao resultado líquido do exercício de 2021, ao passo que o resultado de exploração cresceu 34,05 por cento, segundo o relatório e contas disponibilizado no site.

"Foram os melhores de sempre”, salientou o presidente da comissão executiva, João Pires, justificando os resultados com o crescimento dos negócios do banco e o bom comportamento da economia angolana que levou a "um custo-risco muito baixo”.

O responsável, que falava à margem da Angola Banking Conference, subordinada ao tema "A Banca e os Desafios ESG”, organizada pela revista Economia & Mercado e a consultora PwC, que decorreu hoje em Luanda, referiu, sobre 2023:

"Pensamos que a economia vai continuar a crescer. A inflação vai cair, a queda da inflação é boa para a economia, é boa para toda a gente, mas os resultados nominais quando a inflação cai tendem a adaptar-se a essa queda”, afirmou.

Por isso, este ano "é muito desafiante”, admitiu, sem querer adiantar previsões.

Questionado sobre possíveis impactos para a banca angolana, João Pires lembra que se houve no passado crises que levaram inclusive ao colapso de bancos mundiais, actualmente a situação não se coloca.

"Temos uma base de capital muito sólida, aguentamos certamente qualquer crise, mas é evidente que se ocorrerem (crises), não passam ao nosso lado”, disse, acrescentando que não haverá crises similares às de 2008 "nem pouco mais ou menos” e que os efeitos são "contidos”.

"A subida das taxas de juro desvaloriza as carteiras de dívida pública (...) e esse problema nós não temos, nós (em Angola) não estamos a subir taxa de juros, por isso, eu não conto que estes fenómenos tenham directamente repercussões”, declarou.

Quanto à descida do preço do petróleo, que caiu na quarta-feira abaixo dos 75 dólares, preço de referência do Orçamento Geral do Estado, assinalou que o preço oscila "e os fundamentais não apontam para grandes descidas de preço”, tendo em conta que se mantém a guerra na Ucrânia.

O BCGA foi no ano passado a segunda empresa a entrar no mercado de acções angolano, alienando 25 por cento do capital, e conta actualmente com cerca de 700 accionistas.

"A operação correu muito bem, o título tem tido um bom comportamento em bolsa”, comentou.

O Banco Caixa Geral de Angola realiza a 31 de Março a sua Assembleia Geral de Accionistas que irá deliberar sobre oito pontos entre os quais o relatório e contas, aplicação de resultados, eleição de um administrador independente e um vogal e remunerações dos membros dos órgãos sociais, entre outros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia