Economia

Responsável incentiva legalização das cooperativas

De acordo com o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Carlos Chipoioa, o financiamento às cooperativas com caixas comunitárias é uma outra vertente do encontro, a par do memorando do FADA com empresas âncoras.

23/09/2023  Última atualização 12H40
Governo de Malanje apela à formalização dos produtores © Fotografia por: DR

Disse que a maior parte das cooperativas ou associações com caixas comunitárias não está legalizada, e que as legalizadas contam-se entre 60 e 100 as que podem concorrer para  o financiamento das caixas comunitárias, que considerou como uma  ferramenta para ajudar o desenvolvimento da comunidade.

Explicou que o financiamento pode ser terceirizado para os membros da comunidade que  vão reembolsar o crédito com dois por cento dos juros.

Isso, frisou, vem trazer um mais-valia para as comunidades e haver a injecção de mais capital para aquisição de insumos.

A vertente das empresas âncoras é para algumas cooperativas sem caixas comunitárias e agricultores não associados. Estes podem também beneficiar de financiamento por intermédio de um ente que tenha estrutura para receber o crédito e acompanhar a sua aplicação, rematou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia