Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
Kubambukila, que em português significa “Lembrança", é a designação do projecto, que visa o resgate dos valores culturais, apresentado na noite de quinta-feira, no Magistério Mutu ya Kevela, em Luanda, em alusão ao dia da Independência Nacional.
Segundo a directora do projecto Nikesse Bumba, Kubambukila é uma iniciativa que arrancou como uma ignição espontânea, nasceu da necessidade do resgate dos valores culturais e da divulgação da língua materna, assim como do modo em que as pessoas se apresentam vestidas.
Nikesse Bumba explicou que o resgate dos valores culturais não tem pretensões de se aprofundar em questões sociológicas, pois o propósito é focar as raízes culturais.
O projecto, disse, está direccionado a questão da memória cultural do povo angolano e não tem a ver com a arqueologia, pois não tem intenções de escavar o passado, uma vez que através de eventos culturais procuram manter viva a história da construção ou da criação da cultura no país.
Segundo a directora do projecto o principal objectivo desta iniciativa é de conservar, perpetuar e evitar descaracterizações de manifestações culturais, despertando em cada indivíduo a motivação e o interesse sobre a cultura angolana, "tornando-nos assim em cidadãos mais sensíveis e conscientes da importância das nossas raízes para a preservação da história do nosso povo”, disse.
O projecto "Kubambukila” é uma forma de fortalecer as bases, percorrendo pela cidade capital e, posteriormente, outras províncias do país, perspectivando a sua internacionalização, com doações de trajes africanos e outros recursos que representam as raízes culturais angolanas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
A comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) está preocupada com as infiltrações causadas pelas águas das chuvas que estão a aumentar o estado de degradação do edifício Mendes & Valladas, obrigando a uma intervenção urgente para que seja preservado.
Manuel Rui é a proposta para a primeira edição de 2023 do projecto “Noite de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, que se realiza hoje, entre às 18h00 e às 20h30, durante um recital com as obras literárias do escritor, no Wyza Anfiteatro, daquele instituição cultural.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
O director-geral do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) anunciou, domingo, em Luanda, que a actividade clandestina, prestada por intermediários, que aliciam cidadãos com a garantia de atendimento mais célere à porta das unidades dos postos da instituição, têm os dias contados.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.