Cultura

Resgate dos valores culturais apresentado no Kubambukila

Amilda Tibéria

Kubambukila, que em português significa “Lembrança", é a designação do projecto, que visa o resgate dos valores culturais, apresentado na noite de quinta-feira, no Magistério Mutu ya Kevela, em Luanda, em alusão ao dia da Independência Nacional.

12/11/2022  Última atualização 08H50
Nikesse Bumba, directora do projecto “Kubambukila” © Fotografia por: DR

Segundo a directora do projecto Nikesse Bumba, Kubambukila é uma iniciativa  que arrancou como uma ignição espontânea, nasceu da necessidade do resgate dos valores culturais e da divulgação da língua materna, assim como do modo em que as pessoas se apresentam vestidas.

 Nikesse Bumba explicou que o resgate dos valores culturais não tem pretensões de se aprofundar em questões sociológicas, pois o  propósito é focar as raízes culturais.

O projecto, disse, está direccionado a questão da memória cultural do povo angolano e não tem a ver com a arqueologia, pois não tem intenções de escavar o passado, uma vez que através de eventos culturais procuram manter viva a história da construção ou da criação da cultura no país.

Segundo a directora do projecto o principal objectivo desta iniciativa é de conservar, perpetuar e evitar descaracterizações de manifestações culturais, despertando em cada indivíduo a motivação e o interesse sobre a cultura angolana, "tornando-nos assim em cidadãos mais sensíveis e conscientes da importância das nossas raízes para a preservação da história do nosso povo”, disse. 

O projecto "Kubambukila” é uma forma de fortalecer as bases, percorrendo pela cidade capital e, posteriormente, outras províncias do país, perspectivando a sua internacionalização, com doações de trajes africanos e outros recursos que representam as raízes culturais angolanas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura