Economia

Reservas Internacionais atingem os 9,9 mil milhões de dólares

Xavier António

Jornalista

As Reservas Liquidas Internacionais (RIL) situaram-se em 9,9 mil milhões de dólares americanos, em Agosto deste ano, representado um crescimento de cerca de 14,7% em relação ao final de 2020.

15/10/2021  Última atualização 14H47
© Fotografia por: DR

A informação foi avançada na manhã desta sexta-feira, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, durante o seu discurso sobre o estado da Nação. 

Segundo João Lourenço, a solvabilidade externa do país continua assegurada com os níveis das Reservas Internacionais a permitir uma cobertura dos 12 meses de importação de bens e de serviços.

"A diluição causada pela pandemia da Covid-19 no mercado internacional provocou uma subida dos preços de consumo dos principais bens de amplo consumo da nossa população nos seus custos dos transportes o que levou ao aumento dos preços internos destes produtos”, disse.

As taxas de inflação, prosseguiu, que vinham diminuindo desde 2018 tiveram a sua trajectória invertida em 2020 mantendo-se esta trajectória ascendente no ano em curso.

O Chefe de Estado referiu ainda que em Agosto de 2021, a inflação homóloga foi de 26% "estando o BNA focado na inversão deste processo apoiado com medidas do Executivo no mesmo sentido”. 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia