Sociedade

Reservas de sangue do hospital foram reforçadas pela JMPLA

O stock de sangue do Complexo de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento está mais reforçado, desde sexta-feira, com a recepção de 25 balões do produto, no quadro de uma doação de membros da JMPLA.

28/05/2023  Última atualização 05H42
Unidades sanitárias do país precisam de mais dadores de sangue © Fotografia por: Armando Costa | Edições Novembro

O 1º secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, esclareceu que a doação surge do facto de a unidade hospitalar estar a receber muitos pacientes com patologias que requerem cirurgias e transfusões.

Por exemplo, depois de uma visita às instalações do hospital, Crispiniano dos Santos referiu que, desde a inauguração, a 30 de Novembro de 2021, a unidade realizou mais de 350 cirurgias, muitas das quais precisaram de muito sangue. Neste momento, referiu o responsável, o hospital está a atender não só a população de Luanda, mas doentes de todas as outras províncias do país.

O secretário nacional da JMPLA acrescentou que, além das campanhas de doação de sangue, o movimento juvenil do partido no poder tem várias acções voltadas à sociedade, entre as quais a promoção da preservação do meio ambiente e a moralização para o combate a actos nocivos.

 
Apelo à doação voluntária

Entre os vários dadores de sangue, está o jovem Lázaro Domingos, que disse ter participado da actividade, não só em nome da JMPLA, mas por representar um grupo solidário. O dador apelou a outros elementos da sociedade civil a aderirem às campanhas, por representarem a salvação de vidas, que podem ser pessoas próximas de quem doa.

Tal como Lázaro, Manuela Joaquim é outra dadora. A jovem disse que se encontra feliz, por participar de uma acção solidária. "Diz-se que há mais satisfação em dar do que em receber. E sinto-me bem por esse meu gesto”, realçou.

 
Cirurgias cardiovasculares consomem muito sangue

O director do complexo hospitalar, Carlos Masseca, agradeceu o gesto da JMPLA e considerou que as doações são bem-vindas, numa unidade de alto consumo de sangue, devido aos tipos de cirurgias realizadas. Carlos Masseca avançou, ainda, que as cirurgias cardiovasculares e pulmonares consomem muito sangue e, por isso, defendeu o aumento de doações, uma vez que a maioria do produto utilizado provém de dadores familiares e voluntários nas campanhas.

Para a doação de sangue estava previsto um grupo de 127 jovens que se dirigiu ao hospital, mas 42 foram reprovados em função dos testes e 50 desistiram da intenção de doar, por razões não esclarecidas.

Jurelma de Castro |

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade