Sociedade

Requalificação do “Sabadão” tem início no próximo mês

Manuel Barros| Cacuaco

As obras de requalificação do Mercado do Sabadão, localizado na comuna da Funda, mumicípio do Cacuaco, província de Luanda, têm início no próximo mês de Junho, anunciou, esta terça-feira, naquela localidade, o administrado comunal.

18/05/2022  Última atualização 10H35
O objectivo é garantir melhores condições aos utentes © Fotografia por: DR

Alfredo Bonifácio acrescentou que a requalificação do mercado visa melhorar a imagem do local e acomodar melhor os vendedores.

"A partir de Junho tem início a montagem de mais duas naves de 30 metros de comprimento e 100 de largura, com o objectivo de criar mais espaço para venda de produtos e facilitar a movimentação dos vendedores e clientes", garantiu o administrador Alfredo Bonifácio.

Actualmente, acrescentou, o Mercado do Sabadão é o segundo maior do município de Cacuaco vocacionado à comercialização de produtos provenientes do campo e tem capacidade para seis mil bancadas.

Segundo Alfredo Bonifácio, neste mês o mercado está quase vazio, devido à falta de produtos agrícolas, uma vez que não há colheita em grande escala.

"Todos os anos é assim nesta época, o mercado fica vazio por falta de produtos, enquanto se espera pela colheita, que normalmente começa nos finais de Maio e vai até Junho”, salientou. 

O mercado conta com 20 fiscais de cobrança e dez seguranças, que asseguram a tranquilidade no recinto e arredores, sobretudo durante o período nocturno.

Quanto às receitas, o Mercado do Sabadão arrecada aproximadamente 400 mil kwanzas por dia, dependendo do período do ano, como resultado do pagamento das quotas cobradas diariamente a cada vendedor, sublinhou o administrador.

"Cada vendedor paga por cada metro quadrado 100 kwanzas, acrescentando mais 50 da taxa de limpeza e saneamento diária, que é assegurada por 20 trabalhadores, que têm um caminhão e três motos de três rodas, para a recolha de resíduos sólidos.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade