Mundo

Requalificação do Aeroporto de São Tomé: Primeiro-Ministro lança primeira pedra

O Primeiro-Ministro são-tomense lançou, domingo, a primeira pedra para a requalificação e protecção costeira da marginal 12 de Julho e prevê começar a requalificação do Aeroporto de São Tomé, estimando empregar mais de 400 pessoas.

18/03/2024  Última atualização 10H15
Iniciativa de requalificação do Aeroporto de São Tomé © Fotografia por: DR

O projecto da marginal foi concebido em 2017, com um custo estimado de 25 milhões de euros, garantidos através do cofinanciamento por parte do Governo holandês (50%) e 50% em crédito do Banco Europeu de Investimento (BEI).

"Estamos, sobretudo depois do lançamento da primeira pedra, a ver se o mais rapidamente possível, passamos de facto à consignação, à mobilização”, de forma que os são-tomense comecem "a ver aqui o início de uma obra que tem uma grande importância ao nível da protecção costeira, mas também a nível da melhoria do aspecto visual da cidade, para quem vive na capital, mas também para quem visita o nosso país”, sublinhou Patrice Trovoada.

O projecto envolve uma extensão de aproximadamente nove quilómetros, que começa perto do Aeroporto de São Tomé até ao cruzamento de São Marçal, incluindo trabalhos de protecção costeira, reabilitação de estradas e da paisagem. O financiamento do BEI e do Governo holandês vai assegurar apenas o início de dois lotes do projecto, correspondentes à primeira fase, mas o Primeiro-Ministro assegurou que tem contacto avançado com um parceiro para a mobilização de 12,6 milhões de euros para o lote que começa na Baía da Praia Lagarto, perto do aeroporto.

Com estes parceiros, Patrice Trovoada espera mobilizar recursos para outras obras, nomeadamente para a estação de tratamento de água em Lembá, para a estrada Neves a Santa Catarina, na zona Norte de São Tomé, para estradas de Porto Alegre, no Sul, e na localidade de Lucumi, na capital são-tomense.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo