Sociedade

Requalificação de sistema dá mais água ao Dondo

O fornecimento de água potável para os 57 mil habitantes da cidade do Dondo e arredores, no município de Cambambe, província do Cuanza-Norte, tem registado melhorias significativas, depois da requalificação de 30 quilómetros da rede interna de distribuição.

22/01/2022  Última atualização 08H15
Administrador Adão Malungo © Fotografia por: nilo Mateus | edições novembro
O administrador municipal de Cambambe, Adão Malungo, referiu que, entre os beneficiários do sistema, estão já contabilizadas 1.400 ligações domiciliares a nível do casco urbano, enquanto outros ainda recebem a água a partir de 24 chafarizes, boa parte deles instalados na zona periferia da cidade.

Essas ligações e a melhoria da distribuição também estão relacionadas com a criação de uma estação de captação e tratamento, no bairro dos Cahoio, referiu.

O projecto, que é de âmbito central, tinha sido iniciado, em 2013, tendo paralisado, em 2015, devido a problemas financeiros. Três anos depois foi retomado, com o principal objectivo de substituir a rede interna de distribuição de água, criada há mais de 60 anos, facto que provocou sucessivas rupturas a nível do sistema.

O novo sistema de captação e tratamento foi construído  sobre uma plataforma flutuante, onde está instalada uma electrobomba submersível, com capacidade para bombear 45 metros cúbicos de água por hora.

O empreendimento possui, também, dois reservatórios que perfazem um total de mil metros cúbicos de água, 35 quilómetros de rede de distribuição, composta por uma conduta primária de 160  milímetros que alimenta diversos ramais de 60 e 140 milímetros em substituição da antiga conduta de fibrocimento.

Até à sua fase final, o projecto prevê a criação de mais mil ligações e 50 fontenários públicos e o alargamento desses serviços aos bairros Terra Nova e 10 de Agosto.

O programa prevê uma terceira fase, onde se vai construir uma estação de captação e tratamento, na zona do Alto Dondo, que começa depois da conclusão das obras do último tanque de armazenamento, no Dondo.

Marcelo Manuel | Dondo


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade