Preta Francisco, representante da província do Huambo na segunda edição do concurso nacional de trova denominado “Cantar Agostinho Neto”, a realiza-se amanhã, no município da Catumbela, província de Benguela, manifestou-se confiante na conquista do prémio.
A cantora deixou ontem a cidade do Huambo com destino a vizinha província de Benguela, onde vai ter lugar o evento que visa homenagear o mês do Poeta Maior, bem como exaltar e divulgar os poemas da autoria de António Agostinho Neto.
A representante do Huambo, que concorre com a música intitulada "Anestesia”, letra extraída de poemas escritos por Agostinho Neto, disse que parte para Benguela com responsabilidade de defender e engrandecer a trova feita no Planalto Central e levar o título para a província.
A cantora disse, ao Jornal de Angola, que preferiu interpretar "Anestesia” porque gosta de ler poesias de carácter melancólicos e de lamentos, daí comoveu-se em dar uma melodia mais sentimental para ir de acordo com a letra escolhida.
A jovem cantora prometeu representar condigamente a província do Huambo na gala, apesar de estar consciente de que vai enfrentar os maiores trovadores de Angola.
"É uma responsabilidade enorme transformar em música as poesias de Agostinho Neto. Por isso, devem ser muito bem interpretadas para que a sua dimensão cultural e política, seja exaltada”, disse Preta Francisco, que realçou que o projecto "Cantar Agostinho Neto” deve ser apoiado, porque incentiva os jovens e não só, a investigar mais sobre a vida e obra do Poeta Maior.
A concorrente, antes de partir para Benguela, garantiu que redobrou, durante os últimos dias, as sessões de ensaios apesar de não ter tido tempo suficiente, realçando que vai trovar para levar ao Huambo o troféu da gala nacional.
O delegado da União Nacional dos Artistas e Compositores, Sociedade de Autores, UNAC-SA no Huambo, Benvindo Serafim "Ti Chiny”, desejou boa sorte a Preta Francisco, que vai cantar em nome da província, neste evento de carácter anual.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA marca Beatriz Franck ligada ao segmento de moda feminina celebra no domingo, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o 5.° aniversário com o lançamento de uma nova colecção que traz novidades e incorpora elementos específicos da cultura angolana.
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
A França pretende reforçar os laços de cooperação e as actividades no âmbito do grupo de amizade entre os parlamentos angolano e francês, anunciou, terça-feira, em Luanda, a embaixadora francesa, Sophie Aubert, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.
Angola, por intermédio da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, assumiu terça-feira, em Luanda, a presidência do Comité Ministerial da Saúde da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para um período de um ano.
Morreu, na segunda-feira, em Luanda, vítima de doença, o tenente-general reformado António Domingos Valeriano, um dos comandantes da célebre Batalha do Cuito Cuanavale, que culminou com a derrota do regime do apartheid, na África do Sul.