Cultura

Representante do Huambo quer conquistar do prémio

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

Preta Francisco, representante da província do Huambo na segunda edição do concurso nacional de trova denominado “Cantar Agostinho Neto”, a realiza-se amanhã, no município da Catumbela, província de Benguela, manifestou-se confiante na conquista do prémio.

16/09/2023  Última atualização 12H55
Cantora Preta Francisco © Fotografia por: DR

A cantora deixou ontem a cidade do Huambo com destino a vizinha província de Benguela, onde vai ter lugar o evento que visa homenagear o mês do Poeta Maior, bem como exaltar e divulgar os poemas da autoria de António Agostinho Neto.

A representante do Huambo, que concorre com a música intitulada "Anestesia”, letra extraída de poemas escritos por Agostinho Neto, disse que parte para Benguela com responsabilidade de defender e engrandecer a trova feita no Planalto Central e levar o título para a província.

A cantora disse, ao Jornal de Angola, que preferiu interpretar "Anestesia” porque gosta de ler poesias de carácter melancólicos e de lamentos, daí comoveu-se em dar uma melodia mais sentimental para ir de acordo com a letra escolhida.

A jovem cantora prometeu representar condigamente a província do Huambo na gala, apesar de estar consciente de que vai enfrentar os maiores trovadores de Angola.

"É uma responsabilidade enorme transformar em música as poesias de Agostinho Neto. Por isso, devem ser muito bem interpretadas para que a sua dimensão cultural e política, seja exaltada”, disse Preta Francisco, que realçou que o projecto "Cantar Agostinho Neto” deve ser apoiado, porque incentiva os jovens e não só, a investigar mais sobre a vida e obra do Poeta Maior.

A concorrente, antes de partir para Benguela, garantiu que redobrou, durante os últimos dias, as sessões de ensaios apesar de não ter tido tempo suficiente, realçando que vai trovar para levar ao Huambo o troféu da gala nacional.

O delegado da União Nacional dos Artistas e Compositores, Sociedade de Autores, UNAC-SA no Huambo, Benvindo Serafim "Ti Chiny”, desejou boa sorte a Preta Francisco, que vai cantar em nome da província, neste evento de carácter anual.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura