Política

Representação de Angola capta investimentos na Argentina

Armindo Pereira

Jornalista

O embaixador plenipotenciário de Angola na República da Argentina, Fidelino Peliganga, participou num encontro de negócios com 17 representantes de empresas dos mais diversos sectores, com realce para o da Indústria.

24/11/2022  Última atualização 08H55
Potencialidades económicas do país estão a despertar um vivo interesse aos investidores argentinos © Fotografia por: Cedida

De acordo com um comunicado de Imprensa da Embaixada, a que o Jornal de Angola teve acesso, a reunião aconteceu durante a realização do fórum denominado "Ponto de Encontro Pensa Mar del Plata 2022/23”, que decorreu, na sexta-feira passada, naquela cidade da Costa Atlântica,na Argentina.

O encontro promovido pela Câmara de Deputados de Buenos Aires, contou com a presença de vários actores sociais, com destaque para entidades do sector público-privado, ONG e corpo diplomático acreditado na Argentina. 

Durante o fórum, houve um espaço de reflexão e debate para projectar o futuro da cidade Mar del Plata e torná-la sustentável e inclusiva. Foram igualmente apresentadas as potencialidades e oportunidades existentes na referida localidade para o mundo, com o objectivo de estabelecer parcerias estratégicas no âmbito económico e comercial.

Na ocasião, foram analisadas as possibilidades de abertura de franquias no mercado angolano. O chefe da representação diplomática naquele país sul-americano, esteve acompanhado pelo conselheiro e secretário da Embaixada, José Gongo e Wilson Figueira, respectivamente.

"Durante a ronda de negociações, acolhemos com interesse as propostas apresentadas, com destaque  à Universidade Nacional de Mar del Plata; as empresas Innova Space, Albor, Ima-Tecmar, Delsat Group, Admira e Gecogroup, pelas especificidades que as mesmas apresentam que merecem uma avaliação mais minuciosa para a inserção no mercado angolano”, lê-se no documento.

Empresas do sector pesqueiro, softwares para gestão da agropecuária, produção de roupas, material desportivo, turismo, máquinas para processamento e embalagens de produtos farmacêuticos, cosméticos e alimentos.   

A construção de casas convencionais em madeira, para venda e exportação, foram igualmente apreciadas por Peliganga e membros do seu pelouro. 

Entre as várias empresas, existe a de soluções tecnológicas, cujo o foco é  fazer investimentos a longo prazo no sector energético, além de ser pioneira na assistência para extracção de petróleo na Argentina.

O comunicado refere ainda que a participação da Embaixada foi uma mais-valia, sobretudo para conhecer as potencialidades e oportunidades de negócios existentes, não apenas em Buenos Aires mas em particular na Cidade de Mar del Plata. 

De igual modo, a comitiva angolana aproveitou a ocasião para falar sobre as potencialidades e oportunidades que o mercado angolano tem para oferecer aos potenciais investidores.

O evento contou com a colaboração do Ministério das Relações Exteriores local, Comércio Internacional e Culto da República Argentina, Indústria e Produção de Mar del Plata, da Universidade e Faculdade de Ciências Económicas e Sociais, União do Comércio, Câmara Municipal Geral Pueyrredon, Parque Industrial e da Fundação Planificação Técnica.


Armindo Pereira | Buenos Aires

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política