Regiões

Removido tanque de guerra no interior de um quintal de Calomanda

Um tanque de guerra inoperante e em estado obsoleto foi removido, esta quinta-feira (5), do quintal de uma residência, no bairro da Colomanda, arredores da cidade do Huambo, pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD).

06/08/2021  Última atualização 15H15
© Fotografia por: ANGOP

O veículo de combate foi encontrado, na sequência do processo de verificação do referido bairro, levado a cabo por especialistas do INAD e da Agência Nacional da Acção Contra Minas (ANAM), depois da morte de três crianças pela explosão de um engenho não detonado, no quintal de uma residência.

O incidente, que envolveu crianças com idades compreendidas entre os seis e 16 anos, aconteceu no pátio da residência, concretamente na horta, numa altura em que os adultos se encontravam no interior da casa.

A explosão causou ainda ferimentos graves nos membros superiores e trauma craneoencefálico a uma menina, que se encontra internada no Hospital Central do Huambo, com problemas cirúrgicos e ortopédicos.

Em declarações à imprensa, o chefe de operações do INAD no Huambo, José Chinama, disse que o processo de verificação e limpeza do bairro da Calomanda, antiga zona militar, decorre a bom ritmo, com a vedação do quintal do acidente de segunda-feira.

Quanto ao veículo, o especialista disse que foi encontrado num outro quintal, quando a equipa de desminagem se desdobrava no processo de verificação da zona, acompanhada da sensibilização porta-a-porta contra o risco de minas.

José Chinama tranquilizou que o tanque, embora inoperante, deverá ser removido, nos próximos dias, por estar no pátio de uma moradia, tendo ainda aconselhado a população a evitar fazer escavações nos quintais e a notificarem as equipas de desminagem caso se deparem com algum objecto estranho.

Já o coordenador da comissão de moradores do bairro da Calomanda, Francisco Quintas, lamentou o incidente de segunda-feira, cujas vítimas foram a enterrar esta quarta-feira, mas acredita que com a limpeza da localidade o sentimento de insegurança que se vive irá acabar.

Por sua vez, o representante da ANAM, Jorge raposo Leonel Maria, reafirmou a intensificação das acções de sensibilização sobre os perigos das minas e outros engenhos explosivos.

Um carro de combate ou simplesmente "tanque de guerra” é um sistema de armas que reúne em si, sob determinada prioridade sistémica, as cinco acções essenciais ao combate, nomeadamente poder de fogo, acção de choque, protecção, mobilidade e Informações/comunicações.

A província do Huambo, uma das mais minadas ao longo do conflito armado terminado em 2002, tem uma extensão territorial de 35 mil 771 quilómetros quadrados e uma população estimada em dois milhões e 500 mil habitantes.

Onze municípios compõem a província do planalto central de Angola, designadamente Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.

 

 

 

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões