Economia

Relatório do Standard Bank Angola valoriza os actuais níveis de cobertura das reservas

Vânia Inácio

Jornalista

Os actuais níveis das Reservas Internacionais angolanas são capazes de realizar oito meses ininterruptos de importação de bens essenciais em casos extremos.

14/04/2024  Última atualização 10H25
Painel de abordagem dos indicadores mais recentes sobre o país © Fotografia por: Luis Damião | Edições Novembro

Este facto mereceu um parecer muito favorável dos analistas e estudiosos do Standard Bank Angola, que, na quinta-feira, numa das unidades hoteleiras de Luanda, comentaram sobre as "Perspectivas Económicas de Angola”.

Segundo o relatório divulgado, espera-se, contudo, por uma depreciação do Kwanza.

Crescimento

O Standard Bank Angola (SBA) estima um crescimento da economia angolana de cerca de 1,1 por cento, em 2024, abaixo dos 2,8 por cento projectados pelo Governo.

Os dados foram revelados, ontem, em Luanda, pelo economista-chefe do SBA para Angola e Moçambique, Fáusio Mussá, durante a 1ª edição do Briefing Económico 2024, quando apresentava a situação macroeconómica de Angola.

Apesar das perspectivas apresentadas serem inferiores em relação às projecções do Executivo e do mercado internacional, Fáusio Mussá ainda considera que 2024 "pode ser um ano mais interessante”, caso não hajam surpresas.

Fáusio Mussá explicou que um dos factores para uma projecção de um crescimento menor em 2024, prende-se com o facto de considerar difícil que Angola consiga mobilizar os investimentos necessários para aumentar a produção petrolífera.

Para o economista, ainda que a produção petrolífera se mantenha estável é preciso que haja investimento fora do sector público, em infra-estruturas e outros sectores, para ajudar a desenvolver a economia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia