Política

Reino Unido investe 623 milhões para desminagem em Angola

Cerca de 623 milhões de kwanzas poderão ser disponibilizados pelo Reino Unido, este ano, no Programa de Desminagem e em outros projectos no país, anunciou, segunda-feira, no Luena, província do Moxico, o embaixador britânico em Angola, Roger Stringer.

31/01/2023  Última atualização 08H57
© Fotografia por: DR

O diplomata falava à im-prensa, no quadro de uma visita de trabalho à província do Moxico, para inspeccionar a desminagem promovida pelo Grupo Consultor de Minas (MAG), em algumas localidades da região do Leste do país. Na ocasião, frisou que o Reino Unido, em cooperação com outros parceiros e doadores, vai continuar a apoiar o Programa de Desminagem em Angola e outros projectos que garantam o desenvolvimento do país.

"Para além de apoiar a desminagem, há muitos projectos de desenvolvimento aqui em Angola, desde a Agricultura, Infra-Estruturas, Energia Sustentáveis, Saúde e outros, todos os dias encorajamos as empresas britânicas a investirem em Angola”, disse.

Roger Stringer, citado pela Angop, informou que o seu país já investiu cerca de 15 milhões de libras (mais de nove mil milhões de kwanzas) em Angola. Na ocasião, o diplomata destacou o trabalho desenvolvido pelo MAG, na comuna do Lucusse, que permitiu a mudança de vida de milhares de pessoas, com a construção de escolas e expansão das actividades agrícolas nos ex-campos minados.

Na comuna do Lucusse, o embaixador visitou duas escolas construídas em antigos campos de minas, para além de manter encontro com a população local, para sensibilizá-la sobre o perigo das minas.  Entre 2013 e 2021 foram desminados 30 campos.

Hoje, o embaixador britânico realizará uma visita ao município de Camanongue, que dista a 52 quilómetros a Norte da cidade do Luena, para constatar outras zonas desminadas.

A província do Moxico possui 224 campos minados que estão a ser intervencionados pelo MAG, Instituto Nacional de Desminagem (INAD), Repartição de Engenharia e Infra-Estrutura da Região Militar Leste e da 7ª Brigada de Desminagem da Casa Militar do Presidente da República.

No país, as províncias do Moxico, Cuando Cubango, Cuanza-Sul e Bié são as regiões com maior índice de explosivos, devido à guerra civil, entre 1975 e 2002.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política