Cultura

Reino Unido descarta devolução de esculturas do Pártenon à Grécia

O governo do Reino Unido descartou, há dias, a devolução à Grécia dos frisos do Pártenon, em exibição no Museu Britânico de Londres, em reacção aos relatos de órgãos de comunicação social de que estava a ser finalizado um acordo.

19/01/2023  Última atualização 11H00
© Fotografia por: DR

"Fui muito clara sobre isto, não acho que eles [os frisos] devem regressar à Grécia”, defendeu a ministra da Cultura britânica, Michele Donelan, em declarações à estação BBC.

A responsável pela pasta da Cultura acrescentou que o presidente do Museu Britânico, George Osborne, também estará de acordo sobre a intenção de não devolver as esculturas e que estas "na verdade, pertencem ao Reino Unido”.

Desde o início do século XX que a Grécia solicitou oficialmente a devolução de um friso de 75 metros destacado do Pártenon, bem como uma das famosas cariátides do Erecteion, um pequeno templo antigo também na Acrópole, obras-primas que se encontram no Museu Britânico.

As esculturas fazem parte um friso de 160 metros de comprimento que corria à volta das paredes exteriores do Templo do Parthenon na Acrópole, dedicado a Atena.

Grande parte do monumento perdeu-se num bombardeamento do século XVII, e cerca de metade das restantes obras foram removidas no início do século XIX por um diplomata britânico, Lord Elgin.

O Pártenon foi construído entre 447-432 a.C. e é considerado a coroa da arquitectura clássica. O friso retratava uma procissão em honra de Atena. Alguns pedaços pequenos desse friso - e outras esculturas do Pártenon - encontram-se noutros museus europeus.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura