A segunda edição do Festival das Tradições, entre os vários atractivos da cultura Lunda Cokwe, deve prestar uma atenção à promoção e divulgação dos diferentes instrumentos da música feita na região Leste, para que as novas e futuras gerações possam conhecer a importância histórica do seu folclore, defendeu o Rei Mwene Muatxissengue wa Tembo.
Em declarações ao Jornal de Angola, quinta-feira, à margem da participação no Primeiro Encontro de Quadros, promovido pela Associação Dialogar para Solucionar, o soberano Lunda considera crucial que as tradições locais sejam valorizadas por via do festival.
A segunda edição do Festival das Tradições realiza-se no próximo mês de Setembro, na Praça Municipal do Mussungue, no Chitato, cidade de Dundo, capital da Lunda-Norte.
Na óptica do soberano, as comunidades lundas são detentoras de exímios instrumentos musicais, deixados pelos seus ancestrais, bastante utilizados nas composições, mas entende que o nível de divulgação, sobretudo na juventude, é ainda fraco.
As autoridades governamentais, a comunicação social e as escolas devem promover acções tendentes ao reforço da divulgação dos instrumentos musicais ancestrais.
Os instrumentos musicais como batuques, mencionou, são usados nas exibições das diferentes manifestações culturais como o ngoma ya xina (baixo), mukundu (base), kassaluiyo (ritmo) e o kassumbi, incluindo o Cinguvu.
O Rei Lunda Cokwe realçou que são instrumentos que possibilitam obter várias funcionalidades rítmicas, considerando que a dimensão sonora, estética e longevidade das mesmas podem contribuir significativamente na promoção do turismo cultural.
Mwene Muatxissengue wa Tembo sugeriu, ainda, a importância dos grupos folclóricos que vão desfilar na edição do Festival das Tradições, que se avizinha, procurarem mostrar os caminhos para a preservação da essência do Carnaval, a julgar pela excessiva tendência à modernização.
Transmitir a riqueza da cultura Lunda Cokwe ao público, sublinhou, com realce às máscaras como Mwana Pwó, Xaxata, Mukenda e Katoyo, assim como os estilos da dança Chianda e Yamba devem constar do repertório dos grupos, de forma a transmitir-se o legado às novas e futuras gerações.
Os géneros musicais e às danças têm a missão de mostrar a grande escola tradicional do povo Lunda Cokwe, referiu Mwene Muatxissengue wa Tembo, registado com o nome de José Esteves.
Festival das Tradições
Com periodicidade anual, o festival é uma iniciativa do Governo Provincial da Lunda-Norte , com o patrocínio da Fundação Brilhante.
O evento decorre num formato de exposições directas, com desfiles, feiras, vendas livres de produtos, serviços de restauração, gastronomia, exposição do artesanato, artes plásticas, corte e costura e moda, assim como demonstração de trajes da região Leste.
O Festival das Tradições tem como objectivo dar uma resposta satisfatória às reacções populares, com vista à recreação comunitária, desenvolvendo uma oferta turística sustentável e a respectiva transformação do espaço para uma realidade cultural e pedagógica com modelos de boas práticas.
A primeira edição realizada no ano passado contou com perto de 3.500 foliões dos dez municípios da Lunda-Norte, designadamente Chitato, Cambulo, Caungula, Capenda-Camulemba, Cuango, Cuilo, Lubal, Lucapa, Lóvua e Xá-Muteba.
Um dos objectivos fundamentais do evento é criar um espaço que ofereça oportunidades de singularidades culturais que caracterizam os hábitos e costumes do povo Lunda Cokwe.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPelo menos quatro mil empregos indirectos foram criados no ecossistema das indústrias criativas angolanas pela Multichoice, informou, quinta-feira, em Luanda, o seu director em Angola, Marcus Valdez.
A “Festa do Teatro”, que há quatro meses movimentou a baixa da cidade de Luanda, com espectáculos de quinta-feira a sábado, no Teatro Elinga, inseridos na programação cultural do Circuito Internacional de Teatro (CIT), encerra hoje à noite, com uma gala no Memorial Dr. António Agostinho Neto.
A 4.ª edição do Festival de Publicidade (FESTIPUB), a ter lugar, nos dias 23 e 25 de Outubro, em Luanda, distinguirá o melhor da publicidade e do marketing em Angola e nos restantes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
O grupo Horizonte Njinga Mbandi vai à estreia hoje, a partir das 19h00, no Royal Plaza, em Luanda, a peça intitulada “O Ministro”, baseada na obra literária homónima do escritor Uanhenga Xitu.
Um homem de 46 anos foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal de Luanda, sob acusação de matar à esposa e depois, simular o seu desaparecimento, ao apresentar uma queixa junto de uma esquadra de Polícia.
Um ancião de 70 anos, de nome Bernardo Kuhunga, foi morto há dias por um grupo de mais de 25 elementos, já detidos pela Polícia Nacional, sob acusação de ter causado a morte de um jovem por feitiçaria.