Cultura

Rei Lunda Cokwe defende valorização da cultura local

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

A segunda edição do Festival das Tradições, entre os vários atractivos da cultura Lunda Cokwe, deve prestar uma atenção à promoção e divulgação dos diferentes instrumentos da música feita na região Leste, para que as novas e futuras gerações possam conhecer a importância histórica do seu folclore, defendeu o Rei Mwene Muatxissengue wa Tembo.

02/08/2024  Última atualização 09H25
Soberano quer mais utilização dos instrumentos musicais © Fotografia por: Edições Novembro

Em declarações ao Jornal de Angola, quinta-feira, à margem da participação no Primeiro Encontro de Quadros, promovido pela Associação Dialogar para Solucionar, o soberano Lunda considera crucial que as tradições locais sejam valorizadas por via do festival.

A segunda edição do Festival das Tradições realiza-se no próximo mês de Setembro, na Praça Municipal do Mussungue, no Chitato, cidade de Dundo, capital da Lunda-Norte.

Na óptica do soberano, as comunidades lundas são detentoras de exímios instrumentos musicais, deixados pelos seus ancestrais, bastante utilizados nas composições, mas entende que o nível de divulgação, sobretudo na juventude, é ainda fraco.

As autoridades governamentais, a comunicação social e as escolas devem promover acções tendentes ao reforço da divulgação dos instrumentos musicais ancestrais.

Os instrumentos musicais como batuques, mencionou, são usados nas exibições das diferentes manifestações culturais como o ngoma ya xina (baixo), mukundu (base), kassaluiyo (ritmo) e o kassumbi, incluindo o Cinguvu.

O Rei Lunda Cokwe realçou que são instrumentos que possibilitam obter várias funcionalidades rítmicas, considerando que a dimensão sonora, estética e longevidade das mesmas podem contribuir significativamente na promoção do turismo cultural.

Mwene Muatxissengue wa Tembo sugeriu, ainda, a importância dos grupos folclóricos que vão desfilar na edição do Festival das Tradições, que se avizinha, procurarem mostrar os caminhos para a preservação da essência do Carnaval, a julgar pela excessiva tendência à modernização.

Transmitir a riqueza da cultura Lunda Cokwe ao público, sublinhou, com realce  às máscaras como Mwana Pwó, Xaxata, Mukenda e Katoyo, assim como os estilos da dança Chianda e Yamba devem constar do repertório dos grupos, de forma a transmitir-se o legado às novas e futuras gerações.

Os géneros musicais e às danças têm a missão de mostrar a grande escola tradicional do povo Lunda Cokwe, referiu Mwene Muatxissengue wa Tembo, registado com o nome de José Esteves.

Festival das Tradições

Com periodicidade anual, o festival é uma iniciativa do Governo Provincial  da Lunda-Norte , com o patrocínio da Fundação Brilhante.

O evento decorre num formato de exposições directas, com desfiles, feiras, vendas livres de produtos, serviços de restauração, gastronomia, exposição do artesanato, artes plásticas, corte e costura e  moda, assim como demonstração de trajes  da região Leste.

O Festival das Tradições tem como objectivo dar uma resposta satisfatória às reacções populares, com vista à recreação comunitária, desenvolvendo uma oferta turística sustentável e a respectiva transformação do espaço para uma realidade cultural e pedagógica com modelos de boas práticas.

A primeira edição realizada no ano passado contou com perto de 3.500 foliões dos dez municípios da Lunda-Norte, designadamente Chitato, Cambulo, Caungula, Capenda-Camulemba, Cuango, Cuilo, Lubal, Lucapa, Lóvua e Xá-Muteba.

Um dos objectivos fundamentais do evento é criar um  espaço que ofereça oportunidades de singularidades culturais que caracterizam os hábitos e costumes do povo Lunda Cokwe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura