Cultura

Rei dos Bundas assume o trono em Agosto

Lino Vieira | Luena

Jornalista

Edu Chevo, de 49 anos, será o próximo Mwene Mbandu V dos Povos Bundas, em substituição do soberano João Pedro Mussole Mwene Mbandu IV, que morreu em 2022, vítima de doença.

08/06/2024  Última atualização 12H40
© Fotografia por: DR

O povo da etnia Bundas está expectante e prepara-se para a cerimónia de  entronização, a decorrer entre os dias 20 e 24 de Agosto, na vila de Lumbala Nguimbo, num acto  que será marcado de fortes rituais ancestrais.

O príncipe dos Bundas Joaquim Eduardo Chiundi "Mwene Nguimbo” assegurou que os preparativos para a entronização do quinto Rei dos Bundas estão  avançados, quer nos aspectos sociais quer nos antropológicos  tradicionais.

O Governo e as entidades tradicionais, sublinhou, estão a trabalhar para que o evento tenha o êxito esperado do ponto de vista cultural.

De acordo com o porta-voz da corte real, a cerimónia vai contar com a presença de várias entidades tradicionais locais  e das vizinhas Repúblicas da Zâmbia, Congo Democrático, Namíbia e da África do Sul.

O próximo Rei é formado em  Línguas e neste momento encontra-se  na República da Zâmbia, onde está a ser preparado para assumir o trono da etnia  dos Povos Bundas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura