Cultura

Rei do Bailundo propõe o uso de trajes africanos

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

O rei do Bailundo sugeriu que os trabalhadores e alunos das instituições públicas e privadas, bem como as pessoas em geral, no Huambo e não só, fizessem o uso dos trajes africanos, sobretudo às sextas-feiras, para dignificar a cultura angolana.

25/11/2023  Última atualização 11H25
Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI defende o africanismo © Fotografia por: DR
Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI manifestou essa intenção, depois de uma audiência com a governadora do Huambo, na sala nobre do Governo Provincial, onde apresentou o relatório da visita de 25 dias ao Brasil, a convite do Centro Cultural Casa de Angola, em São Paulo, pelo projecto Reis de Angola.

Para além do uso da roupa que dignifique a tradição de Angola, Ekuikui VI disse ser necessário que as questões preliminares das línguas nacionais, como a saudação e outras questões pertinentes, sejam promovidas no dia-a-dia das famílias.

Com esta tendência, garantiu, os traços tradicionais locais, ligados às vestes e às línguas nacionais serão mais valorizados e exaltados.

A saudação (kalungui) em umbundu e de outras línguas nacionais, de acordo com o soberano, devem ser elementos linguísticos extensivos no vocabulário dos cidadãos, para incentivar o interesse em aprender a língua local.

"As nossas línguas têm de ser cada vez mais valorizadas, porque constituem o primeiro elemento da nossa identidade”, disse Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI.

A governadora do Huambo, Lotti Nolika, considerou a preocupação do rei do Bailundo pertinente, apesar de que já era uma prática no Huambo, o uso de trajes africanos às sextas-feiras e aos poucos entrou em desuso.

A governadora prometeu debater este tema na próxima reunião de concertação social, junto dos gabinetes provinciais da Educação e Acção Social e Promoção da  Mulher, para se chegar a um consenso.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura