Política

Rei do Bailundo confiante na redução das assimetrias

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

O Rei do Bailundo, Tchongolola – Tchongonga, manifestou-se confiante de que a proposta da nova Divisão Político-Administrativa do país, além de assegurar maior desenvolvimento e garantir melhor controlo do território nacional, vai reduzir as assimetrias regionais.

28/01/2023  Última atualização 09H08
Autoridade tradicional augura que o processo resolva os problemas mais candentes do meio rural © Fotografia por: JOAQUIM ARMANDO | edições novembro | HUAMBO

A efectivação deste objectivo, na óptica da autoridade tradicional, vai resolver os problemas mais candentes das populações do meio rural.  

O soberano aludiu ao facto de, recentemente, num encontro do Conselho Provincial de Auscultação Pública das Comunidades, orientado pela governadora Lotti Nolika, que analisou assuntos relativos à proposta da nova Divisão Político-Administrativa.

Tchongolola Tchongonga argumentou que a proposta do Executivo deve merecer o envolvimento de todas as forças vivas neste processo, de forma aberta e clara para identificar os problemas que ainda afligem a população da região.

A autoridade tradicional afirmou, por outro lado, que a nova proposta da Divisão Político-Administrativa, caso seja implementada, vai permitir às populações das comunidades estarem mais próximas dos serviços do Estado.  

No encontro, o Rei explicou que os munícipes do Bailundo abraçaram, com satisfação, esta proposta em análise e acredita que tão logo seja aprovada trará passos bastante significativos no crescimento socioeconómico.

"Só aguardemos que não se leve muito tempo para a sua efectivação. Se tudo dependesse de nós, na qualidade de autoridades tradicionais, pretendíamos que fosse já implementada ainda no princípio de 2023, visto que o projecto vem especificamente para o benefício de todos os angolanos”, apontou.

Por seu turno, a administradora do município da Ecunha, Guilhermina Bacia, disse, ao Jornal de Angola, que a proposta da nova Divisão Político-Administrativa do país é bem-vinda, porque fará com que os governantes vivam de perto as dificuldades das comunidades.

Exemplificou, a esse respeito, que no passado uma comuna que dista da sede municipal a mais de 80/90 quilómetros as acções do Governo, praticamente, não se fazem sentir junto das populações.  

Já o Rei do Huambo, Artur Moço, louvou a iniciativa e vaticina que tão logo se efective o processo as dificuldades do meio rural serão resolvidas em tempo oportuno, pois vão estar mais próximos dos serviços administrativos. 

No Huambo, com a aprovação da nova Divisão Político-Administrativa, prevê-se contar com 37 municípios dos 11 existentes, segundo o director do Gabinete Jurídico e Intercâmbio do Governo da Província, Crescenciano Sapi.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política