Política

Rei de Espanha inicia visita oficial a Angola

Edna Dala

Jornalista

O Rei da Espanha, Felipe VI, acompanhado da Rainha Letizia Ortiz, chega hoje a Luanda, no cumprimento de uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, para impulsionar as relações entre os dois países ao mais alto nível.

06/02/2023  Última atualização 07H13
Felipe VI inicia hoje uma visita de três dias a Angola a convite do Presidente João Lourenço © Fotografia por: DR
Segundo a nota e programa da visita do Ministério das Relações Exteriores, o Presidente da República, João Lourenço, recebe, amanhã, em audiência, Sua Majestade Felipe VI, com quem vai ter um encontro à porta fechada no Palácio da Cidade Alta, seguido da assinatura de vários acordos.

Sobre a visita anunciada no final do mês passado pelo embaixador de Espanha em Angola, Manuel Lejarreta considerou importante para o desenvolvimento das relações bilaterais e boas possibilidades para o seu alargamento.

Durante o Fórum Empresarial, que acontece no início da tarde de amanhã, João Lourenço e Felipe VI vão discursar e interagir com a classe empresarial dos dois países.

O Rei de Espanha vai, também, depositar uma coroa de flores no sarcófago do Presidente António Agostinho Neto e discursar numa sessão plenária extraordinária da Assembleia Nacional, e de seguida visitar o Museu de História Militar, na Fortaleza de S. Miguel.

O programa reserva ainda para o casal real um encontro com a comunidade espanhola residente em Angola, uma visita ao Banco Económico e prestigiar uma exposição do artista Joan Miró. 

Por ocasião das celebrações do Dia Nacional de Espanha, assinalado a 12 de Outubro de 2022, o Chefe de Estado, João Lourenço, endereçou uma mensagem de felicitações ao Rei Felipe VI e ao Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, em que destacava "com satisfação” o alto nível de cooperação entre Angola e o Reino de Espanha.

Na mensagem, João Lourenço manifestou a intenção de continuar a criar sinergias em sectores-chave para as economias dos dois países, de modo a gerar resultados concretos que concorram para o engrandecimento das duas nações.

As relações bilaterais entre Angola e o Reino de Espanha têm como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Maio de 1987, e o Acordo Complementar ao Acordo Geral assinado em Novembro de 1987.

A cooperação entre os dois países tem-se intensificado no sector empresarial, com a presença de companhias espanholas em Angola. A Espanha conta com mais de 60 empresas a operar em Angola em distintos  sectores, como a Energia, Banca, Construção e Agricultura.

O Presidente da República, João Lourenço, efectuou, em Setembro de 2021, uma visita de Estado ao Reino de Espanha, durante a qual  teve um encontro, no Palácio de Zarzuela, com o Rei Felipe VI. Os dois Chefes de Estado abordaram, na ocasião, questões ligadas à cooperação bilateral, que Luanda e Madrid querem ver ampliada.

Volume de negócios

Em termos de comércio bilateral, de 2015 a 2019, o volume de negócios fixou-se em 7,5 mil milhões de euros, baseado, sobretudo, nas exportações de Angola para Espanha, consubstanciadas na venda de petróleo bruto.

Antes de 2015, o comércio entre os dois países estava fixado em cerca de dois mil milhões de euros/ano de exportações de Angola e entre 200 e 400 milhões de euros de exportações de Espanha para Angola.

Entretanto, nos últimos três anos, as trocas comerciais diminuíram muito, estando avaliadas em 1,7 mil milhões de exportações angolanas.

Quanto aos programas para o fomento das relações económicas entre os dois países, o Reino de Espanha tem em curso projectos que fazem parte da Secretaria de Estado de Comércio Exterior, que tem servido de apoio à  implantação de empresas espanholas no território nacional.

Em particular, existem três grandes instrumentos financeiros em curso, nomeadamente, o seguro de crédito à exportação, o fundo para a internacionalização de empresas espanholas e os financiamentos para o investimento a nível da Companhia Espanhola para o Financiamento do Desenvolvimento (COFIDES).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política