Angola está representada na sede da ONU, em Nova Iorque, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na conferência das Nações Unidas sobre a água, sob o lema "Acelerando a Acção Rumo ao Futuro Sustentável".
O Presidente João Lourenço autorizou despesas no valor global de 2,2 mil milhões de kwanzas para obras de requalificação do Cine Alfa 1 e 2, que se transformarão no futuro Museu do Cinema.
O Rei da Espanha, Felipe VI, acompanhado da Rainha Letizia Ortiz, chega hoje a Luanda, no cumprimento de uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, para impulsionar as relações entre os dois países ao mais alto nível.
Sobre a visita anunciada no final do mês passado pelo embaixador de Espanha em Angola, Manuel Lejarreta considerou importante para o desenvolvimento das relações bilaterais e boas possibilidades para o seu alargamento.
Durante o Fórum Empresarial, que acontece no início da tarde de amanhã, João Lourenço e Felipe VI vão discursar e interagir com a classe empresarial dos dois países.
O Rei de Espanha vai, também, depositar uma coroa de flores no sarcófago do Presidente António Agostinho Neto e discursar numa sessão plenária extraordinária da Assembleia Nacional, e de seguida visitar o Museu de História Militar, na Fortaleza de S. Miguel.
O programa reserva ainda para o casal real um encontro com a comunidade espanhola residente em Angola, uma visita ao Banco Económico e prestigiar uma exposição do artista Joan Miró.
Por ocasião das celebrações do Dia Nacional de Espanha, assinalado a 12 de Outubro de 2022, o Chefe de Estado, João Lourenço, endereçou uma mensagem de felicitações ao Rei Felipe VI e ao Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, em que destacava "com satisfação” o alto nível de cooperação entre Angola e o Reino de Espanha.
Na mensagem, João Lourenço manifestou a intenção de continuar a criar sinergias em sectores-chave para as economias dos dois países, de modo a gerar resultados concretos que concorram para o engrandecimento das duas nações.
As relações bilaterais entre Angola e o Reino de Espanha têm como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Maio de 1987, e o Acordo Complementar ao Acordo Geral assinado em Novembro de 1987.
A cooperação entre os dois países tem-se intensificado no sector empresarial, com a presença de companhias espanholas em Angola. A Espanha conta com mais de 60 empresas a operar em Angola em distintos sectores, como a Energia, Banca, Construção e Agricultura.
O Presidente da República, João Lourenço, efectuou, em Setembro de 2021, uma visita de Estado ao Reino de Espanha, durante a qual teve um encontro, no Palácio de Zarzuela, com o Rei Felipe VI. Os dois Chefes de Estado abordaram, na ocasião, questões ligadas à cooperação bilateral, que Luanda e Madrid querem ver ampliada.
Volume de negócios
Em termos de comércio bilateral, de 2015 a 2019, o volume de negócios fixou-se em 7,5 mil milhões de euros, baseado, sobretudo, nas exportações de Angola para Espanha, consubstanciadas na venda de petróleo bruto.
Antes de 2015, o comércio entre os dois países estava fixado em cerca de dois mil milhões de euros/ano de exportações de Angola e entre 200 e 400 milhões de euros de exportações de Espanha para Angola.
Entretanto, nos últimos três anos, as trocas comerciais diminuíram muito, estando avaliadas em 1,7 mil milhões de exportações angolanas.
Quanto aos programas para o fomento das relações económicas entre os dois países, o Reino de Espanha tem em curso projectos que fazem parte da Secretaria de Estado de Comércio Exterior, que tem servido de apoio à implantação de empresas espanholas no território nacional.
Em particular, existem três grandes instrumentos financeiros em curso, nomeadamente, o seguro de crédito à exportação, o fundo para a internacionalização de empresas espanholas e os financiamentos para o investimento a nível da Companhia Espanhola para o Financiamento do Desenvolvimento (COFIDES).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, esta quarta-feira, que “apesar dos lamentáveis acontecimentos, devemos ser honestos em reconhecer que a Justiça angolana está cada vez mais dinâmica, actuante e a cumprir com o papel que dela se espera”.
Angola subiu 18 lugares no mapa "Mulheres na Política 2021" da organização União Interparlamentar e a ONU Mulheres, números que demonstram a importância que se dá cada vez mais ao papel do género nas áreas de decisão do país, segundo a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.