Luanda acolhe, desde o princípio da manhã desta segunda-feira, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para avaliar o plano estratégico e as reformas da organização.
O Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado no Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, vai ser inaugurado no final deste ano, informou, esta segunda-feira, o Presidente da República, João Lourenço.
A direcção da Agência de Regulação de Medicamentos (ARMED) defendeu, sexta-feira, maior controlo na qualidade dos fármacos mais consumidos no país e apontou os anti-maláricos e analgésicos como os mais adulterados.
Incumprimento de normas, as fragilidades no controlo e a permissibilidade de alguns agentes foram apontados como as causas principais desse fenómeno.
A directora-geral da ARMED, Katiza Mangueira, lamentou o facto de muitos importadores facilitarem a aquisição de medicamentos por agentes não autorizados, o que tem originado a venda massiva em mercados informais e de rua.
As informações foram prestadas no primeiro encontro com importadores de medicamentos e tecnologia de saúde, realizado, ontem, em Luanda, que serviu para explicar a relevância da ligação da autoridade com os parceiros do sector farmacêutico e a do director técnico num estabelecimento de venda de medicamento.
Segundo Katiza Mangueira, a instituição que dirige está a trabalhar numa "lista negra” onde deverá constar informações ao público sobre os medicamentos proibidos ao consumo, empresas fora da conformidade com a lei e outros esclarecimentos.
A par disso, referiu que a instituição tem trabalhado na sensibilização para desencorajar aquelas práticas, surgindo a sanção somente numa fase posterior.
As sanções, disse, vão desde a retirada da licença ao pagamento de multas e outras medidas que servem para orientar e regular o sector farmacêutico.
A responsável confirmou a entrada em Angola de muitos medicamentos sem rótulos em língua portuguesa, explicando que "muitos destes entram em contrabando, sendo difícil o seu controlo. Nas nossas fronteiras, particularmente, a Norte, entram muitos indivíduos com este tipo de fármacos, muitas vezes, camuflados em sacos de comida, pneus, roupas e outros embrulhos”, explicou.
Katiza Mangueira disse que uma das maiores preocupações da ARMED é a garantia de qualidade de consumo, que passa pela legislação e maior rigor por parte dos responsáveis dos estabelecimentos ou depósitos de venda”.
A ARMED controla cerca de 250 importadores de medicamentos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Luanda acolhe, hoje, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a qual está previsto um debate político sobre “o papel dos mares e oceanos na projecção internacional” da organização.
O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.