Política

Reguladora defende maior controlo dos medicamentos

Manuela Gomes

Jornalista

A direcção da Agência de Regulação de Medicamentos (ARMED) defendeu, sexta-feira, maior controlo na qualidade dos fármacos mais consumidos no país e apontou os anti-maláricos e analgésicos como os mais adulterados.

21/01/2023  Última atualização 08H33
© Fotografia por: Edições de Novembro

Incumprimento de normas, as fragilidades no controlo e a permissibilidade de alguns agentes foram apontados como as causas principais desse fenómeno.

A directora-geral da ARMED, Katiza Mangueira, lamentou o facto de muitos importadores facilitarem a aquisição de medicamentos por agentes não autorizados, o que tem originado a venda massiva em mercados informais e de rua.    

As informações foram prestadas no primeiro encontro com importadores de medicamentos e tecnologia de saúde, realizado, ontem, em Luanda, que serviu para explicar a relevância da ligação da autoridade com os parceiros do sector farmacêutico e a do director técnico num estabelecimento de venda de medicamento.

Segundo Katiza Mangueira, a instituição que dirige está a trabalhar numa "lista negra” onde deverá constar informações ao público sobre os medicamentos proibidos ao consumo, empresas fora da conformidade com a lei e outros esclarecimentos. 

A par disso, referiu que a instituição tem trabalhado na sensibilização para desencorajar aquelas práticas, surgindo a sanção somente numa fase posterior.

As sanções, disse, vão desde a retirada da licença ao pagamento de multas e outras medidas que servem para orientar e regular o sector farmacêutico.

A responsável confirmou a entrada em Angola de muitos medicamentos sem rótulos em língua portuguesa, explicando que "muitos destes entram em contrabando, sendo difícil o seu controlo. Nas nossas fronteiras, particularmente, a Norte, entram muitos indivíduos com este tipo de fármacos, muitas vezes, camuflados em sacos de comida, pneus, roupas e outros embrulhos”, explicou. 

Katiza Mangueira disse que uma das maiores preocupações da ARMED é a garantia de qualidade de consumo, que passa pela legislação e maior rigor por parte dos responsáveis dos estabelecimentos ou depósitos de venda”.

A ARMED controla cerca de 250 importadores de medicamentos. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política