Sociedade

Regras de radiodifusão debatidas em Luanda

Miguel Brás

Jornalista

O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira, orientou, sexta-feira, em Luanda, o cumprimento das regras, do ponto de vista das frequências de sinal, no processo de radiodifusão.

23/03/2024  Última atualização 09H25
Encontro foi orientado pelo ministro Mário Oliveira © Fotografia por: Arsénio Bravo | Edições Novembro

O governante, que falava na abertura do "Diálogo com o regulador”, acrescentou que, pelo facto de a radiodifusão exercer um papel importante em vários sectores, deve-se respeitar as regras que determinam o seu funcionamento, sob pena de causar danos ao ambiente, à saúde, bem como interferências nos canais ou serviços adjacentes, com realce ao serviço aeronáutico.

Segundo Mário Oliveira, o Executivo, por via do MINTTICS, orientou ao Instituto Angolano das Telecomunicação (INACOM) a implementação do Sistema Integrado de Gestão de Espectro Rádio Eléctrico e de Numeração, cujos resultados têm sido satisfatórios. O ministro defende mais aproximação entre o regulador e regulado, para se evitar erros no sector da radiodifusão.

"Muitos operadores da radiodifusão não mandam na interacção com o INACOM as pessoas certas para discutirem aspectos técnicos ligados à radiodifusão”, sublinhou o ministro, tendo reiterado a necessidade de se reforçar a formação de quadros que trabalham nos centros emissores. Mário Oliveira explicou que o Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), apesar de estar voltada ao sector da Comunicação Social, será um local para formar quadros do sector da radiodifusão.

Por seu turno, o presidente do Conselho da Administração do Instituto Angolano das Telecomunicações, Joaquim Muhongo, fez saber que o "Diálogo com o regulador” visa garantir maior integração dos regulados no processo da tomada de decisões.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade