Opinião

Registo eleitoral oficioso

Angola inicia, hoje, uma das fases mais importantes da preparação das eleições gerais previstas para o próximo ano: o registo eleitoral oficioso de cidadãos maiores de 18 anos, processo que deverá estender-se até Março do próximo ano.

23/09/2021  Última atualização 05H10
Trata-se de uma etapa fundamental que dá direito aos cidadãos poderem participar na  votação, um dos elementos centrais da democracia. 

Ao contrário dos pleitos anteriores, para as próximas eleições o Executivo prevê um registo eleitoral abrangente a cidadãos que vivem no exterior do país, devendo o processo de actualização presencial  na diáspora arrancar em Janeiro. 

O registo eleitoral que hoje começa foi antecedido de um  exaustivo processo de esclarecimento que envolveu altos responsáveis do Ministério da Administração do Território -  organismo encarregado de executar a tarefa  - e representantes de diversos sectores da sociedade, como jornalistas e fazedores de opinião, incluindo o corpo diplomático acreditado em Angola. 

Com este procedimento, o Executivo pretende demonstrar   transparência, credibilidade e garantir o envolvimento de todos os  cidadãos e agentes eleitorais no processo de registo eleitoral oficioso. Angola caminha, assim, para a realização, pela 5ª vez, de mais um acto, que, certamente, será dos mais disputados, tendo em conta  a nova realidade, já que um elevado número de jovens, muitos dos quais descomprometidos, vai votar pela primeira vez.   

As próximas eleições realizam-se, também, num contexto particularmente diferente, devido à pandemia da Covid-19 que assola o país e o mundo, com todas as restrições que a doença impõe, mas estamos em crer que o processo decorrerá sem grandes constrangimentos. 

A aproximação das eleições vai exigir  melhoria da comunicação com os munícipes, envolvendo actores políticos,  comissões de moradores e  autoridades tradicionais e eclesiáticas, para a informação não serdeturpada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião