Economia

Região do Okavango preparada para receber investidores e turistas

Kátia Ramos

Jornalista

Acções em curso na região do Okavango como a desminagem, protecção da vida selvagem, melhoria dos acessos e construção e reabilitação de postos fronteiriços, criam um ambiente de negócios favorável à atracção de investidores do sector do Turismo, considerou, ontem, em Luanda, o ministro da Cultura e Turismo.

01/12/2023  Última atualização 09H57
Ministro no lançamento do Fórum de Investidores de Okavango © Fotografia por: Luis Damião | Edições Novembro
Filipe Zau, que falava no lançamento do 1º Fórum de Investidores na Região do Okavango, que se realiza de 17 a 22 de Janeiro próximo, em Menongue, Cuando Cubango, acrescentou que a essas acções juntam-se a recente inauguração do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto e a isenção de vistos para 98 países.

O ministro apontou como parte dessas acções a construção de aeroportos internacionais em diferentes províncias do país e a perspectiva de edificação de dois novos nas províncias do Cuando Cubango e Moxico, nomeadamente, em Mavinga e Cazombo, anunciando, para aquela primeira província, a decisão do povoamento com elefantes para potenciar a atracção turística.

"Para esta região, irão chegar oito mil elefantes do Botswana para potenciar a atracção turística e o desejo de investimento interno e externo”, informou o governante da região do  além da decisão  acrescentou  com a finalidade de explorar oportunidades de negocio.

Filipe Zau declarou que o Executivo angolano "tem dedicado uma atenção muito especial para todo o espaço geográfico, para ultrapassar os constrangimentos que têm condicionado o pleno aproveitamento das grandes potencialidades turísticas da região e a sua integração no grande mercado do Okavango-Zambeze, que, desde sempre, constituiu uma referência positiva a nível planetário”.

Considerou que apesar do grande objectivo de fomentar o turismo em Angola e na região angolana do Okavango, o maior desafio constitui alcançar investimentos direccionado para a região angolana do Okavango, integrada por parcelas territoriais de seis províncias como o Huambo, Bié, Moxico, Huíla, Cunene e Cuando Cubango.

É na perspectiva de alcançar estes objectivos que foi projectado o 1º Fórum de Investidores na Região do Okavango, um encontro que, depois do lançamento, ontem, com uma apresentação fílmica com abordagens normativas indispensável para a realização de investimento.

Dia 17 de Janeiro de 2024, em Menongue, será feita a apresentação de painéis temáticos coordenados por membros do Executivo, dando lugar à troca de ideias e esclarecimentos, estando programado para o período de 18 a 22 um safari pelo Okavango, necessário para encontrar os potenciais investidores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia